Estrutura Atômica de Bohr

Para chegar ao modelo atômico atual, foram feitas muitas experiências por diversos cientistas diferentes. O primeiro a propor um modelo foi Dalton. Depois dele, Thomson e Ernest Rutherford propuseram novas estruturas.

Pouco depois, em 1913, o físico dinamarquês Niels Bohr, nascido em 1885, corrigiu alguns erros na estrutura de Rutherford. Este já havia sugerido a estrutura planetária, onde os elétrons, com carga negativa, giravam em anéis em torno do núcleo, de carga positiva. Bohr descobriu que os elétrons estavam dispostos em camadas, e que cada camada tinha uma quantidade de energia diferente.

Niels Bohr

Niels Bohr

Segundo o modelo de Bohr, as camadas do átomo eram parecidas com o Sistema Solar, como se o núcleo fosse o Sol e os elétrons, os planetas.

As Camadas de Energia

Niels Bohr determinou que cada camada em torno do núcleo tinha uma certa quantidade de energia e nomeou cada uma delas. Existem sete camadas ou níveis de energia ao redor do núcleo: K, L, M, N, O, P, Q. Quanto mais longe do núcleo, mais energia terá.

estrutura atomica de bohr

Estrutura Atômica de Bohr

O elétron absorve energia quando salta de um nível menor para um nível maior. Dizemos que o átomo está em estado excitado. Se o inverso ocorre, o elétron emite uma radiação em forma de luz. O cientista descobriu isto quando percebeu que um gás emitia luz quando uma corrente elétrica passava nele. Foi então que ele deduziu que haviam quantidades diferentes de energia.

Assim, Bohr aperfeiçoou o modelo de Rutherford, propondo o modelo atômico que conhecemos até hoje. Em 1962 Niels Bohr faleceu.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *