Ernest Rutherford

A química é uma grande ciência, importante para a vida. Muitas descobertas foram feitas dentro desta área, e muito se fala delas. Porém, pouco se fala dos grandes cientistas por trás destas descobertas. Ernest Rutherford é um desses cientistas, que trouxe importantes descobertas para o mundo. Foi um dos maiores cientistas da história. Era químico e físico. Nasceu em 1871 e viveu até o ano de 1937. O brilhante cientista recebeu um prêmio Nobel no ano de 1908, pelas descobertas na área da radioatividade. Foi quem descobriu as partículas alfa e beta.

O átomo de Rutherford

Outro grande passo para a ciência foi dado por Rutherford. Depois dos estudos sobre a radioatividade, o químico foi o primeiro a defender a teoria de que o átomo tinha um núcleo positivo e que a carga negativa estava disposta ao redor do núcleo. Antes disso, acreditava-se que o átomo era formado por cargas positivas e negativas dispostas uniformemente por uma minúscula esfera. Veja o experimento feito pelo cientista para tal descoberta:

rutherford
Rutherford emitiu um fluxo de partículas alfa (α) pelo elemento radioativo Polônio (Po) (fonte de partículas alfa) em lâminas de ouro. Percebeu que algumas partículas atravessavam a lâmina, mas outras se desviavam e se espalhavam. Isto acontecia porque algumas partículas conseguiam atravessar através dos espaços entre os elétrons e as que se desviavam era porque se repeliam com o núcleo positivo dos átomos da lâmina de ouro.

Em 1911, o chamado “Átomo de Rutherford” foi apresentado pelo cientista. Era um átomo com formato planetário, com um núcleo positivo e cargas negativas que giram ao redor desse núcleo.

Rutherford é considerado um dos gênios da história, por este e por outros feitos, como a divisão do núcleo atômico, em 1917.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *