A Estrutura Atômica de Dalton

Dalton desenvolveu importantes trabalhos em diversas áreas: meteorologia, química, física, gramática e linguística. Porém, só ficou conhecido depois da descoberta do daltonismo, que é uma anomalia da visão que impede de diferenciar corretamente as cores. Outro fator importante que o tornou conhecido foi a estrutura atômica criada por ele.

Sua teoria sobre os átomos foi apresentada com o trabalho Absorption of Gases by Water and Other Liquids (1803) em uma série de conferências realizadas na Royal Institution de Londres (1803-1808). Segundo Dalton, os átomos eram partículas indivisíveis e maciças. Estas partículas não poderiam ser destruídas ou transformadas por nenhuma reação química. Dalton ainda afirmou que todos os elementos químicos eram formados por átomos, e que todos os átomos de cada elemento eram iguais. A ideia de que a massa de todos os átomos de um elemento também eram iguais se acabou com descoberta dos isótopos, quando foram descobertos átomos iguais com massas diferentes.

Em setembro de 1803, Dalton publicou pela primeira vez os símbolos atômicos, fórmulas atômicas e uma lista de pesos atômicos dos elementos. Eram poucos, comparados aos que temos hoje. Ele usou o hidrogênio, que tem o peso mais leve, como modelo para comparar os outros átomos, afirmando assim que cada átomo tem seu próprio peso. A partir dessa teoria Dalton explicou a combinação doa átomos para a formação de moléculas.

Johndalton

John Dalton

Dalton – Uma Revolução na Ciência

Mesmo sem muito material para trabalher, sem poder ser totalmente exato em seus número, seu livro, “O Novo Sistema de Filosofia Química”, publicado em 1808, revolucionou a Ciência.

Além de afirmar que os átomos eram partículas maciças e indivisíveis, que cada elemento é formado por um, dois ou mais átomos e que cada átomo tem seu próprio peso, Dalton ainda afirmou que os compostos são formados pela junção de átomos diferentes.

Apesar de tanta mudança, diante de tantas descobertas, o modelo de Dalton não foi facilmente reconhecido. Somente no final do século XIX a teoria da massa dos átomos foi reconhecida e pouco a pouco foi sendo usada para estudos.