O Sistema Solar

O planeta em que vivemos faz parte de um grande conjunto de corpos celestes, o Sistema Solar, formado por uma estrela (o Sol); nove planetas, alguns acompanhados de seus satélites: Mercúrio, Vênus Terra (1 satélite), Marte (2), Júpiter (14), Saturno (15), Urano (5) Netuno (2) e Plutão; cerca de 2.500 asteroides; e grande número de meteoros e cometas.

O principal astro desse conjunto é o Sol que, além de concentrar aproximadamente 99% de toda a massa do sistema, é o único que possui luz própria, sendo, por isso, a fonte de energia responsável pelo equilíbrio existente nos demais corpos celestes. O brilho dos planetas não passa, portanto, de reflexo da luz recebida do Sol.

Os satélites giram em torno dos planetas do mesmo modo que os planetas giram em torno do Sol, e os asteroides são pequenos corpos que se movem numa região situada entre Marte e Júpiter. Todos esses astros apresentam certas regularidades em seu comportamento,, pois, além de girarem em torno do Sol e num mesmo sentido (exceto quatro satélites de Júpiter e dois de Saturno), geralmente descrevem órbitas elípticas. Quanto mais distantes do Sol estão os planetas, mais tempo eles levam para executar o movimento de rotação ao redor dessa estrela. É por esse motivo que o ano de Mercúrio (o planeta mais próximo do Sol) tem duração equivalente a apenas 88 dias terrestres, enquanto o de Plutão (o mais afastado do Sol) corresponde a 247 anos terrestres.

sistema solar

O Sistema Solar

Os cometas são astros de grande tamanho e pequena massa que percorrem órbitas variadas: circulares, hiperbólicas, elípticas, etc. Já os meteoros possuem massa reduzidíssima até várias toneladas, e geralmente são vistos quando se desintegram depois de se chocarem com a atmosfera terrestre, momento em que se tornam incandescente.

O Sistema Solar faz parte de uma galáxia (imenso conjunto de estrelas) chamada Via Láctea, na qual o Sol é apenas uma entre cerca de 200 bilhões de estrelas. E, como existem aproximadamente 70 bilhões de galáxias dessa dimensão, é bem provável que o espaço sideral contenha inúmeros “sistemas solares” semelhantes ao nosso.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *