Funções Inorgânicas – Bases

As substâncias químicas são divididas em dois grupos para facilitar os estudos: Funções Orgânicas (compostos que  derivam do carbono) e Funções Inorgânicas (compostos que não têm carbono em sua fórmula). Já falamos aqui no Cursinho Pré Enem sobre as Funções Orgânicas Oxigenadas e as Nitrogenadas e Haletos. E já falamos também das Funções Inorgânicas Ácidos e Óxidos. Hoje falaremos de outra função inorgânica, as Bases.

As Bases ão compostos capazes de se dissociar na água liberando, mesmo em pequena porcentagem, o íon hidroxila (OH-). Geralmente apresentam sabor adstringente, são escorregadias, conduzem eletricidade em meio aquoso e no estado líquido e possuem pH > 7. Sua eletricidade se dá exatamente por conta de sua característica iônica, que ao ser misturada com água deixa íons livres.

Sua nomenclatura tem uma fórmula geral C(OH)x, onde C corresponde a um cátion e x corresponde a sua carga. A nomenclatura é formada por:

Hidróxido + de + nome de C

Exemplos de bases:

  • NaOH = hidróxido de sódio
  • Ca(OH)2 = hidróxido de cálcio

Exemplos de equações de dissociação de bases:

  • NaOH(s) → Na1+ + OH1-
  • Ca(OH)2 → Ca2+ + 2 OH1-

Algumas Bases Importantes

Algumas bases são bem conhecidas pela maioria de nós e são bastante importantes em diversas áreas. Veja algumas dessas bases:

Hidróxido de amônio – NH4OH

Chamado também de amoníaco, esta base se dá pela reação do gás amônia com água. É caracterizada por seu cheiro forte e desagradável e é usada principalmente como desinfetante. Também é importante na fabricação de fertilizantes, que aumentam o rendimento da produção de alimentos.

Hidróxido de cálcio – Ca(OH)2

Mais conhecido como cal hidratado, esta substância é um sólido branco formado pela reação de cal (CaO) com água. É amplamente utilizado na produção de argamassa e pinturas.

Hidróxido de sódio – NaOH

soda caustica

Hidróxido de Sódio, conhecido como soda cáustica

É popularmente conhecido como soda cáustica e trata-se de uma substância bastante perigosa, capaz de corroer tecidos vivos. É um sólido branco e cristalino, capaz de absorver água. Esta capacidade permite que, após algum tempo exposto ao meio ambiente, torne-se um líquido incolor. Tem ampla utilização nas indústrias de tecidos, papel, sabão e detergente e até mesmo de alimentos.

É também usado no ambiente doméstico como desentupidor de encanamentos. Mas é importante ressaltar que deve-se ter muito cuidado ao usar a soda cáustica, pois é bastante perigosa.

Outro uso doméstico muito comum da soda cáustica é na fabricação de sabão caseiro a partir de óleos e gorduras.

Hidróxido de magnésio – Mg (OH)2

Faz parte da composição do leite de magnésia, que é usado como antiácido estomacal, usado para tratar azias e queimação no estômago.

Saiba mais sobre as outras duas funções inorgânicas: ácidos e óxidos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *