Histologia Básica: O Que Você Precisa Saber

Citologia e Histologia são dois assuntos muito abordados no ENEM, e como nosso objetivo aqui é ajudar você a se preparar para o exame vamos abordar neste post tudo o que você precisa saber sobre Histologia. Temos também um artigo falando exclusivamente sobre Citologia, se você ainda não leu clica aqui e não deixa de conferir esse conteúdo.

O que é Histologia

O conjunto de células, trabalhando juntas vão dar origem aos tecidos e esses são o objeto de estudo da chamada Histologia. No corpo humano, existem 4 tipos básicos desses tecidos definidos de acordo com suas funções. São eles:

Tecido Epitelial

Tem como função primordial o revestimento. É encontrado em toda superfície do corpo (pele) e dentro da cavidade corporal revestindo os órgãos (estômago, bexiga, entre outros). As células que formam esse tecido são caracterizadas por:

• Serem pavimentosas (achatadas), cúbicas ou colunar.
  • Serem justapostas (não possuem líquidos intercelulares entre elas)

As principais funções desse tecido são

• Proteção do corpo humano: atritos (queratinização), mudanças de temperatura (presença de pelo)
  • Absorção e excreção de substâncias: presença de glândulas como as sebáceas e sudoríparas em seu tecido que são responsáveis pela eliminação do suor (sudorípara) e sebos (sebácea). Presença de microvilosidades, cílios e outros aparatos que auxiliam na absorção de nutrientes e moléculas (ex: intestino).
  • Captação e percepção de estímulos sensoriais

O tecido epitelial é subdividido em

• Epitelial de revestimento: que pode ser simples (uma camada celular), estratificado (mais de uma camada celular) e pseudo estratificado (uma camada celular, porém com células de diferentes tamanhos e posição do núcleo, dando a impressão de ter mais de uma camada celular)
  • Glandular: presença de células secretoras. Podem ser exócrinas (excreção ocorre fora do corpo, exemplo: sudorípara), endócrinas (quando é excretado dentro do corpo, exemplo: hipófise) ou anfícrinas (quando possuem porção endócrina e exócrina, exemplo: pâncreas)
histologia basica tecidos

Tipos de tecidos estudados pela histologia

Tecido Conjuntivo

Possui diversas funções. Diferente do anterior, possui grande espaçamento entre as células, consequentemente grande quantidade de líquido intercelular. É composto por fibras que podem ser:

• Elástica: presença da elastina (proteína), é encontrada em órgãos que precisam se adaptar a grandes variações como artérias.
  • Colágena: altamente resistente, encontrada em ossos e tendões.
  • Reticular: são fibras mais delicadas e são encontradas em estruturas internas de órgãos.

Podendo ser subdivido em:

• Tecido conjuntivo propriamente dito: Possui presença de fibras colágenas e elástica. É encontrado em praticamente todo o corpo entre os músculos e os órgãos.
  • Adiposo: Com a função de reserva energética, suas células (adipócitos) possuem a capacidade de armazenar lipídeos em seu interior e como consequência disso, funcionam como uma barreira térmica auxiliando a manter a temperatura corporal.
  • Ósseo: Formado pelas células osteoblastos, osteoclastos e osteócitos ligadas por liquido intercelular (chamado, aqui, de matriz óssea). Possui grande resistência e é responsável pela sustentação do corpo.
  • Cartilaginoso: Possui grande resistência, porém possui maior flexibilidade quando comparado ao TC ósseo. Formado por fibras (colágenas e elásticas) e condrócitos (tipo celular desse tecido). Participa na flexibilidade das articulações e de órgãos como traqueia.
  • Sanguíneo: É um tecido conjuntivo diferenciado, pois possui uma maior especialização. O tecido intercelular é denominado plasma e é encontrado em grande abundância. Os seus tipos celulares são os leucócitos, hemácias e plaquetas que desempenham funções como transporte de substâncias, trocas gasosas e proteção do organismo.

Tecido Muscular

Formado por fibras musculares que, em conjunto, formam os músculos juntamente com a miosina e actina (proteínas encontradas no citoplasma). Cada conjunto de fibras foram um feixe muscular e esses feixes auxiliam na sustentação do corpo juntamente com o tecido ósseo e participam da movimentação voluntária e involuntária do organismo. Podem ser divididos em:

• Estriado Esquelético: Presença de fibras estriadas que possuem movimento voluntário e rápido. Encontrado em todo corpo (musculatura).
  • Estriado Cardíaco: Tecido de movimento involuntário e rápido. Presença de fibras estriadas longas e encontrado no coração.
  • Liso: Não possui estrias. Possui movimentos involuntários e lentos. Encontrado em órgãos do tubo digestivo e respiratório (exemplo: esôfago e traqueia)

Tecido Nervoso

Responsável por conectar todo o organismo. Leva e recebe os estímulos e impulsos, gerando a respostas aos mesmos. Formado por dois tipos celulares: os neurônios e as células da glia. Os neurônios são formados por 3 partes: os axônios (liberação do impulso nervoso), os dendritos (recebem estímulo nervoso) e o corpo celular (abriga núcleo e organelas).

Diferentemente das células de outro tecido, o espaço entre um neurônio e outro é denominado sinapse. Ao chegar um impulso nervoso no dendrito, este faz a liberação dos neurotransmissores que percorrem todo neurônio até serem liberados pelos axônios nas sinapses. Através da sinapse esses neurotransmissores chegam aos dendritos de um novo neurônio, propagando, assim, o impulso nervoso.

As células da glia estão presentes ao redor dos neurônios e são encontradas em grande quantidade, são responsáveis por nutrir e dar sustentação aos neurônios.

Depois de tudo isso, agora sim você pode se considerar preparado para resolver qualquer questão sobre Histologia. Bons estudos e boa prova!