Funções Inorgânicas – Óxidos

Na Química, são criados grupos de famílias de compostos com características semelhantes, para facilitar os estudo de tantos compostos e elementos. As Funções Inorgânicas foram criadas para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos.

Na Química Inorgânica, as quatro funções principais são: ácidos, bases, sais e óxidos. Hoje estudaremos os óxidos. A função óxido é caracterizada pela ligação de dois elementos, por isso é chamado de composto binário, sendo que um deles deve obrigatoriamente ser o oxigênio e que este seja mais eletronegativo que o outro elemento ligado a ele. Praticamente todos os elementos que se ligam ao oxigênio formam um óxido, com exceção do flúor, que é mais eletronegativo que o oxigênio.

As ligações nesta função podem ser classificadas apenas como iônicas e moleculares.

Óxidos iônicos são formados pela combinação de metal e oxigênio através de ligação iônica, enquanto os óxidos moleculares são os que trazem a combinação de ametal com oxigênio através de ligação covalente.

Óxidos básicos

Como o nome sugere, são aqueles que apresentam propriedades básicas. São formados, geralmente, por metais da coluna 1A e 2A e metais com valores de NOX baixos. Quando dissolvidos em água produzem uma base e em reação com ácidos produzem sal e água. Geralmente seus compostos são sólidos em temperatura ambiente, devido à grande diferença de eletronegatividade entre os elementos.

Exemplos: CaO (óxido de cálcio, conhecido como cal de construção) , Na2O (óxido de sódio)

Cal

Uso em construções civis

Óxidos ácidos ou anidridos

São óxidos em que apresentam um ametal ligado ao átomo de oxigênio. Geralmente formados por elementos presentes nas colunas 6A e 7A e metais com NOX +5, +6 e +7. Dissolvidos em água, formam soluções ácidas e em reações com bases produzem sal e água.

Exemplos: CO2 (dióxido de carbono), SO3 (ácido sulfúrico)

Óxidos anfóteros

Possuem caráter intermediário e geralmente são formados por elementos metálicos com NOX +3 e +4. Apresentam comportamento tanto básico quanto ácido, sendo capazes de reagir tanto com ácidos quanto com bases, mas incapazes de reagir com a água. reagindo com ácidos e bases fortes, produzem água e sal.

Exemplos: ZnO (Óxido de Zinco),

Óxidos neutros

São formados por não metais e não possuem caráter ácido nem básico, além de não reagir com água, ácidos ou bases.

Exemplo: CO (monóxido de carbono), NO (monóxido de nitrogênio)

Peróxidos

Nestes compostos o oxigênio possui nox -1. São formados geralmente por metais alcalinos e alcalinos terrosos, apesar de o mais famoso dos representantes deste grupo ser o peróxido de oxigênio (H2O2), popularmente chamado de água oxigenada.

Saiba mais sobre as outras duas funções inorgânicas em nossos artigos sobre bases e ácidos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *