Funções Orgânicas Oxigenadas

As funções orgânicas da química podem ser divididas em três grandes categorias, sendo elas: as oxigenadas, nitrogenadas e os haletos.

As funções oxigenadas são as que possuem o oxigênio como componente. Depois do carbono e do hidrogênio, o oxigênio é um dos elementos mais frequentes em moléculas orgânicas. Nesse grande grupo de funções orgânicas, todos têm como componentes o carbono, o hidrogênio e o oxigênio.

Todas estas funções apresentam composição química semelhante, e consequentemente, comportamento semelhante. No grupo de funções orgânicas oxigenadas existem o álcool, fenol, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster. Vejamos, resumidamente, um pouco sobre cada uma dessas funções.

Álcool

Caracterizado pela presença de uma hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado (que faz apenas ligações simples). Os compostos desta função tem seus nomes terminados em ol. O restante do nome se define pela quantidade de carbonos e o tipo de ligação entre eles. Podem ser classificados de duas formas:

Quanto ao número de hidroxilas: Monoálcool (1 grupo hidroxila), Diálcool (2 grupos hidroxila), Triálcool (3 grupos hidroxila) e Poliálcool (4 ou mais grupos hidroxila).

Quanto ao tipo de carbono ligado à hidroxila: Primário, secundário ou terciário.
Os principais representantes da função álcool são o metanol (CH3-OH), álcool extremamente tóxico usado como combustível e o etanol (CH3-CH2-OH), o álcool comum, também usado como combustível.

Fenol

Caracterizado pela presença de uma ou mais hidroxilas ligadas diretamente a um anel aromático. O principal uso do fenol é na fabricação de corantes, explosivos e como antissépticos. Os compostos desta função são nomeados pela palavra fenol como base ou pelo prefixo hidróxi.

Fenol

Fenol

Aldeído

São representados pelo grupo carbonila (veja imagem) ligado na extremidade da cadeia. O principal representante desta função é o metanal (HCHO), mais conhecido como formol, utilizado na conservação de tecido animal e de corpos humanos para estudos, além de ser empregado na fabricação de fórmica e outros materiais sintéticos. Os compostos desta função tem seus nomes terminados em al.

formol

Formol

Cetona

Apresenta também a carbonila como grupo funcional, mas ligado entre carbonos e seus compostos tem seus nomes terminados em ona. O mais famoso representante do grupo é a propanona, antigamente vendida sob o nome de acetona, muito utilizado para retirar esmaltes das unhas. Ainda podemos encontrar alguns produtos vendidos com o nome de acetona no mercado.

Ácido Carboxílico

Apresentam o grupo carboxila (veja imagem), que pode ser abreviado como -COOH. A nomenclatura de seus compostos é dada a partir da utilização do sufixo óico. Um famoso representante é o ácido acético, mais comumente conhecido como vinagre. O ácido cítrico, presente nas frutas cítricas, e o ácido lático, encontrado no soro do leite, também são exemplos de ácidos carboxílicos.

vinagre

Vinagre

Éter

A característica deste grupo é a presença de um átomo de oxigênio entre carbonos. Normalmente são denominados usando óxi para o radical com menor terminação e ano para o outro. Sua utilização principal é na fabricação de seda artificial, perfumaria e solventes.

São extremamente inflamáveis, e por isso, bastante perigosos.

Éster

Derivados do ácido carboxílicos, os esteres apresentam a carbonila no meio da cadeia. São famosos flavorizantes naturais (concedem sabor e aroma aos alimentos).

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *