A História do Petróleo
A palavra petróleo é originada dos termos Petra (pedra) e Oleum (óleo), do latim. Há milhares de anos, o petróleo vem sendo formado dentro das rochas sedimentares como resultado do acúmulo de hidrocarbonetos e restos orgânicos, no fundo do mar.
Uma jazida de petróleo, no entanto, leva entre dez e quatrocentos milhões de anos para se formar. Sua formação é composta pelo petróleo que escorre para dentro de uma rocha, ficando preso e assim, aumentando seu volume.
Apesar de registros históricos mostrarem que o valioso óleo era utilizado para embalsamar os faraós do Egito Antigo, o primeiro poço foi oficialmente encontrado, em 1859, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos pelo maquinista, então aposentado, Edwin Drake.
As guerras pelo petróleo
Grandes conflitos mundiais foram causados em função do petróleo e do seu alto valor comercial. A Guerra do Golfo, em 1990, é um exemplo desses conflitos. Esta guerra ocorreu porque o Iraque invadiu o Kuwait para tomar suas jazidas de petróleo. As guerras Yom Kippur (1973) e Irã e Iraque, que durou cerca de oito anos (1980 a 1988), além das invasões estadunidenses no Iraque (2003) e no Afeganistão (2001), também são exemplos de conflitos gerados pelo valioso óleo, que é também chamado de ouro negro.
A maior parte dessas guerras acontecem no Oriente Médio, pois esta região concentra cerca de 65% da reserva mundial de petróleo. Em seguida, foram registradas, também, guerras na Venezuela, Rússia, Estados Unidos, Líbia, México, Nigéria, Argélia e restante do mundo.
O petróleo no Brasil
A Petrobrás é a maior empresa de petróleo do país. Criada pelo presidente Getúlio Vargas, no dia 03 de outubro de 1953, a empresa é responsável pela extração e refino do produto no Brasil. A exploração do petróleo em alto mar, em áreas muito profundas, é a especialidade da empresa que percorre diversas regiões do país, com suas plataformas.
Existem plataformas fixas e flutuantes, depende da profundidade em que se encontra o petróleo e da período necessário para sua extração. As plataformas, também, se dividem entre extração e produção. O que permite que a empresa atue em todos os estágios de produção do petróleo.
O Brasil ainda pode ser considerado o maior produtor de petróleo do mundo, após a descoberta da camada pré-sal, localizada há 7 mil metros, abaixo do nível do mar, em uma área de 200 quilômetros de largura e 800 quilômetros de extensão, abrangendo desde o Espírito Santo até Santa Catarina.
Petróleo e seus derivados
A gasolina é o derivado mais conhecido do petróleo, tornando-o a fonte de energia mais utilizada em todo o mundo. Desde a invenção do automóvel com motor de combustão interna, no final do século XIX. Outros produtos são originados do petróleo e são produzidos com diversas finalidades. São eles:
Gás natural
– Querosene
– Óleo Diesel
– Combustível de aviação
– Solventes
– Óleos lubrificantes
– Parafina
– Produtos asfálticos
– GLP – Gás liquefeito de petróleo
– Alguns tipos de plástico
muito bom mesmo o assunto sobre petróleo!!!!!