Oscar Niemeyer
Em 1907, na cidade do Rio de Janeiro, nasceu Oscar Niemeyer Soares Filho. Em 1934 se formou pela Escola Nacional de Belas-Artes. Era apaixonado por curvas e foi um arquiteto que revolucionou a arquitetura com suas ideias. A beleza de suas obras chamaram a atenção de todo o mundo. Em uma época onde o rigor técnico predominava, Niemeyer foi uma verdadeira revolução.
Le Corbusier foi a grande influência de sua vida. Quando fazia estágio no escritório de Lúcio Costa, em 1936, participou da construção de um dos marcos da arquitetura nacional, o edifício do Ministério da Educação, hoje Palácio da Cultura, do Rio de Janeiro.
Sua paixão por curvas está presente no conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Niemeyer era contra linhas retas, réguas e esquadros. Aos 35 anos ele já mostrava ao mundo suas ideias revolucionárias.
Em 1939 Oscar Niemeyer foi para os Estados Unidos com Lúcio Costa para trabalhar no projeto do pavilhão brasileiro na Feira Internacional de Nova York. Oito anos depois foi o escolhido para a construção da sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Entre 1956 e 1959, o arquiteto se dedicou a um de seus principais trabalhos: a construção de Brasília. Seguindo o plano piloto de Lúcio Costa, sem deixar de lado seus ideias de liberdade plástica e suas ideias inovadoras, Niemeyer projetou os palácios da Alvorada e dos Arcos, os ministérios, a Praça dos Três Poderes, a catedral, a universidade e os blocos residenciais.
Foi exilado durante a ditadura por seu envolvimento com o Partido Comunista. Foi então para a França, onde teve uma permissão para trabalhar durante toda a vida. Realizou projetos em vários outros países (Alemanha, Argélia, Cuba, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Itália, Líbano, Portugual, Venezuela, cidade de Neguev e Turim).
Retornou ao Brasil no final dos anos 60 e passou a dar aulas na Universidade do Rio de Janeiro. O monumental Memorial da América Latina, em São Paulo, também foi projetado por este grande arquiteto.
No dia 5 de dezembro de 2012 Oscar Niemeyer morreu, na Cidade do Rio de Janeiro.