Grécia Antiga
A história da civilização grega começou por volta do ano 2.000 a.C., quando os aqueus, povo indo-europeu, invadiram a Grécia e formaram a civilização micênica, desenvolvida em estreito contato com a cultura cretense, mais adiantada que a aquéia. A civilização micênica, apesar da influência cretense, era muito diferenciada.
A princípio, os aqueus eram pastores semi-nômades, não chegando a constituir-se em Estado. A sociedade era formada com base na família, na qual os mais velhos é que tomavam as decisões. Dessa forma, chegaram à Grécia já divididos em grupos consanguíneos.
No século XII a.C., a região dos micênios foi invadida pelos dórios, que, apesar da cultura rudimentar, conheciam o ferro. Dominaram toda a península e causaram destruições. Ao fim invasões dóricas, as cidades tornaram-se independentes, cada uma delas então passando a ser um Estado autônomo (cidade-Estado) e a se organizar e desenvolver de forma própria.
Atenas e Esparta
Atenas e Esparta podem ser consideradas dois exemplos opostos de desenvolvimento. Em Esparta, os dórios dominaram a população nativa, submetendo-se à escravidão. Para conseguir manter a situação, transformaram-na em cidade fortemente militarizada. O governo era constituído por cinco éforos (vigilantes), pertencentes à aristocracia. Em Atenas, o comércio tomou grande impulso. Com ele, surgiu uma classe de comerciantes que não tinham terras, mas dinheiro suficiente para se impor socialmente. Assim, patrocinavam os Jogos Olímpicos, realizados em Olímpia, e promoviam festivais de música, poesia, dança, canto, teatro e sacrifícios religiosos.
Desde o século VI a.C., Atenas vinha sendo dominada pelos comerciantes. Foi tomando forma com o tempo um novo tipo de governo, no qual todos os cidadãos tinham os mesmos direitos em relação à política. Deu-se isso na época de Sólon, legislador que governou a cidade por dez anos, a partir de 594 a.C. Ele aboliu a escravidão por dívida e instituiu um novo sistema judiciário. Essa forma, concluída por Clístenes, estabeleceu a igualdade entre os cidadãos atenienses, em termos políticos. Surgiu assim a Democracia.