Comunismo

Uma sociedade em que as terras, os instrumentos de trabalho e os produtos de consumo de um país, comunidade ou grupo social pertencessem igualmente a todas as pessoas e, além disso, cada um trabalhasse conforme a sua capacidade e ganhasse segundo as suas necessidades, viveria sob um regime comunista. A história não registra a existência de uma sociedade com essas características, mas o termo “comunismo” refere-se também ao movimento político (inspirado nas ideias de Karl Marx) que visa à implantação desse sistema.

Depois de estudar as relações entre industriais e trabalhadores na Inglaterra do século XIX, Marx chegou à conclusão de que a riqueza era produzida pelo trabalho humano, e não pelo capital, como se afirmava. Segundo ele, uma parte do tempo de trabalho de qualquer operário (à qual chamou de trabalho necessário) era paga com salários que só davam para a manutenção dele e de sua família, enquanto a outra parte (que denominou trabalho excedente) era um tempo de trabalho não pago. Esse trabalho excedente, que Marx chamou mais-valia, também se transformava em produtos que depois eram vendidos. Cresciam assim os rendimentos dos proprietários que podiam expandir suas fábricas ou construir novas, comprar maiores quantidades de matérias-primas e enriquecer cada vez mais, mantendo um padrão de vida muito diferente da maneira de viver dos operários.

Assim, segundo Marx, as sociedades surgidas da Revolução Industrial dividiam-se em duas classes fundamentais: a dos capitalistas (donos dos meios de produção, isto é, das terras, fábricas, minas, etc.) e a dos proletários (que dependiam da venda do seu trabalho para viver). Marx propôs que estes últimos tomassem o poder e transformassem a propriedade particular dos meios de produção em propriedade comum a todos.

Colocando o Comunismo em Prática

Karl Marx

Karl Marx e a bandeira do comunismo

Intelectuais e líderes políticos que adotaram as ideias de Marx fundaram, em diversos países da Europa, partidos social-democratas: agremiações que depois se uniram numa federação denominada Internacional Comunista.

Na Rússia, Lênin chefiou um desses partidos que, depois da derrubada do regime czarista em março de 1917, assumiu o poder em novembro desse ano, garantindo a vitória da primeira revolução comunista da história.

Na China, os marxistas liderados por Mao Tsé-tung organizaram um exército de camponeses e tomaram o poder em 1949, depois de muitos anos de luta.

Além da URSS e da China, diversos países socializaram os meios de produção buscando a implantação de um regime comunista.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *