Lavoisier
Considerado o fundador da Química moderna, Antoine Laurent de Lavoisier nasceu em Paris, a 26 de agosto de 1743. Foi eleito para a Academia de Ciências da França aos 25 anos de idade.
Em seu trabalho, Lavoisier dava muita importância ao conhecimento do peso exato de cada componente de suas experiências, e isso o levou a obter conclusões que tinham passado despercebidas a seus colegas. Foi ele quem escreveu a primeira equação química. E uma de suas contribuições mais importantes foi provar o erro da “teoria do flogístico”. Quase todos os químicos da época acreditavam que o “flogístico” era um elemento contido nos corpos combustíveis e que abandonava esses corpos quando eles se queimavam.
Mais Descobertas de Lavoisier
Lavoisier demonstrou que o enxofre e o fósforo aumentam de peso quando entram em combustão; além disso, revelou que, quando queimado numa quantidade conhecida de ar, o fósforo consome apenas uma parte desse ar. E que a parte restante apaga a chama de uma vela. Ele chamou esse gás não combustível de “azoto”, que hoje é conhecido como nitrogênio. Demonstrou, também, que o oxigênio é indispensável para qualquer combustão.
Em 1784, mostrou publicamente ser a água produto da mistura de oxigênio e hidrogênio. Separou os dois gases e, por meio de uma centelha, combinou-os novamente, formando água, sem a interferência de nenhum outro elemento, ou seja, do “flogístico”.
Lavoisier foi guilhotinado durante a Revolução Francesa, a 8 de maio de 1794.