A Construção de Brasília

As obras para a construção de Brasília começaram em 1956, determinadas por Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil na época. Brasília foi construída para se tornar a nova capital do país, que antes era no Rio de Janeiro. Com a capital centralizada, viriam muitos imigrantes de outros estados, principalmente do Nordeste, para popular a nova cidade. Estes novos habitantes eram os trabalhadores que fizeram parte das obras.

Em 21 de abril de 1960 a nova capital do Brasil foi inaugurada, com seu centro cívico totalmente construído (Palácio do Governo, Catedral, Edifícios dos Ministérios, Parlamento, Palácio da Justiça, etc.).

brasilia

O Congresso Nacional de Brasília em construção

As Obras

Naquela época as estradas de ferro eram poucas e as rodovias ainda não eram bem planejadas, por isso a maior parte dos materiais de construção era levada por vias aéreas, o que encareceu muito a obra. A construção de Brasília teve um custo de 1 bilhão de dólares.

A construção demorou quase quatro anos. A primeira estrutura a ficar pronta foi o Palácio da Alvorada. O Brasília Palace Hotel foi a primeira construção em estrutura metálica, com material trazido dos Estados Unidos. No ano da inauguração os  poderes Legislativo, Executivo e Judiciário já foram transferidos para a nova capital.

O principal arquiteto da maioria dos prédios construídos em Brasília foi Oscar Niemeyer, um dos maiores arquitetos da história. O principal urbanista foi seu amigo Lúcio Costa. O paisagismo ficou por conta de Roberto Burle Marx.

Durante sua construção, a cidade ficou conhecida como capital da esperança (nome dado pelo escritor francês André Malraux). Isto porque Juscelino era a favor de um país mais justo e baseado na igualdade, eliminando o conceito de classes sociais. Esta cidade era idealizada por Juscelino e, durante suas obras, podemos dizer que isto aconteceu, já que todos compartilhavam da mesma comida e os mesmo alojamentos.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *