Alimentos Transgênicos
Os alimentos transgênicos são alimentos geneticamente modificados, ou seja, criados em laboratório a partir de um pedaço do código genético (gene) de diferentes espécies de animais, vegetais ou microrganismos.
Esses alimentos são manipulados pela Engenharia Genética, que é a Ciência responsável por retirar o código genético da célula viva e manipulá-lo fora dela, modificando sua estrutura.
A Biotecnologia e a Biossegurança surgiram a partir do avanço no desenvolvimento das técnicas de obtenção dos transgênicos. A utilização de material biológico para fins industriais é possível graças à Biotecnologia e a Biossegurança controla e diminui os possíveis riscos que as novas experiências feitas em laboratório ou levadas para o meio ambiente podem trazer.
Para que servem os Alimentos Transgênicos
Os alimentos são geneticamente modificados para vários fins, com intenção de melhorar e facilitar a vida dos seres humanos. Há alimentos que têm modificações na quantidade de proteínas, ferro, cálcio, etc., que são usados para fins terapêuticos, plantas que crescem e se desenvolvem mais rápido, aumentando assim a sua produção, além de alimentos com mais resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento.
Essa técnica foi descoberta no final da década de 70, e desde então, vários tipos de transgênicos já foram produzidos. Já foram criados porcos com menos gordura na carne, feijão com mais proteína nos grãos, soja resistente a herbicidas e vários outros.
Essa modificação genética já foi usada para produção de medicamentos também. Na Escócia, foram criados carneiros em que o leite gera uma droga que estimula a coagulação do sangue. Chamada de Fator IX, ela deverá ser empregada no combate à hemofilia.
Além da área alimentícia, plantas já foram modificadas para fins industriais, é o caso do algodão colorido, criado nos Estado Unidos, em 1999.
Alguns pontos negativos dos Transgênicos
Apesar de tantos benefícios, fala-se que os transgênicos podem ser prejudiciais em alguns pontos. Pessoas podem desenvolver alergias a esses alimentos, as plantas não modificadas podem ser destruídas pela seleção natural, já que as transgênicas são mais resistentes, e elas ainda podem desenvolver uma maior resistência a herbicidas, aumentando o uso destes produtos.