Viroses: Raiva (Hidrofobia)
No poste de hoje estudaremos mais uma Virose, a Raiva, também chamada de hidrofobia. Assim como a Poliomielite, a Caxumba, Sarampo e Rubéola, a Varíola, e a Varicela, é também uma doença transmitida por vírus.
O nome, Raiva, é derivado de um de seus sintomas: quando acomete os cães, os mesmos passam a salivar excessivamente, o que lhes dá a aparência de cães bravos (raivosos). Nos humanos, pode causar espasmos nos músculos responsáveis pela deglutição, assim, quando o paciente ingere água, por exemplo, a forte contração de seus músculos causa uma dor muito forte, podendo fazer com que a pessoa desenvolva fobia a água, por isso é conhecida também como Hidrofobia.
A doença é causada por um vírus do gênero Lyssavirus. Ele pode infectar qualquer mamífero, mas os cães e gatos são os mais atingidos.
A doença foi praticamente erradicada, já que a muitos anos não se vê casos de raiva. Mas é preciso atenção a essa doença, e não se pode deixar de vacinar, pois depois de infectado, seja o ser humano, ou algum animal, as chances de sobrevivência são poucas.
Sintomas da Doença
A doença passa do cachorro para o homem através da mordida. Então, inicialmente a pessoas infectada apresenta apenas comichão ou dor no local da mordida, náuseas, vômito e mal estar. Em seguida surgem espasmos musculares intensos da faringe e laringe, com dores na deglutição. Após esta etapa, as chances de morte são quase totais. Em todo o mundo, somente 3 pacientes da doença sobreviveram, sendo o mais recente no Brasil.
Transmissão
Dá-se por mordidas de cães, gatos ou animais silvestres infectados. A infecção dos animais se dá por um vírus do gênero Lyssavirus. Se houver contato direto com a saliva ou outras secreções de um animal infectado, também pode ocorrer a transmissão da doença.
Qualquer mamífero é capaz de transmitir raiva. Os que mais costumam causar a doença são:
Animais domésticos e de fazenda
- Gatos
- Cachorros
- Vacas
- Furões
- Cabras
- Cavalos.
Animais selvagens
- Morcegos
- Castores
- Coiotes
- Raposas
- Macacos
- Guaxinins
- Gambás
- Marmotas.
As maiores vítimas de morte em decorrência da raiva são as crianças, por terem um sistema imunológico mais frágil que o dos adultos.
Profilaxia (Prevenção da Doença)
A vacina é o melhor meio de prevenir a raiva: deve ser ministrada tanto em animais domésticos quanto em humanos e é de extrema importância, uma vez que a doença não tem tratamento específico.
A pessoa mordida por um cão, gato, morcego, ou algum animal silvestre, deve lavar o local da mordida imediatamente com água e sabão e procurar atendimento médico para tomar a vacina antirrábica.