Viroses: Sarampo, Rubéola e Caxumba (Parotidite)
Este é mais um dos nossos posts de estudo sobre as viroses, que são doenças causadas pelos vírus. Hoje falaremos sobre um grupo de doenças que envolve a rubéola, a caxumba e o sarampo. Mas antes de ler este post, você pode querer conhecer as demais doenças relacionadas. Para saber mais sobre outras viroses, visite nossos artigos sobre a Catapora, a Poliomielite, a Varíola e a Raiva.
Bom, agora vamos ao assunto de hoje. O sarampo, a rubéola e a caxumba, também chamada de parotidite infecciosa, podem ser enquadradas em um mesmo grupo de viroses, e podem ser estudadas em conjunto, uma vez que a vacina para a prevenção de todas é a mesma.
Isto não quer dizer que os vírus causadores sejam os mesmos, mas são bem parecidos. A vacina é um complexo, que trata estas três enfermidades de uma só vez, ou seja, tomando a vacina, ficamos imunes às três doenças ao mesmo tempo. O nome da vacina é tríplice viral, e é oferecida na rede pública de saúde.
Normalmente, não são doenças muitos graves e, geralmente têm desenvolvimento benigno, ou seja, não são capazes de causar a morte ou outros efeitos mais graves.
Mas é importante lembrar que a rubéola, apesar de ter desenvolvimento benigno, como as outras, pode se tornar perigosa caso infecte gestantes, que podem transmiti-la para o feto, causando lesões ou até mesmo a morte. Isto torna extremamente importante a vacinação, inclusive nos homens que convivem com mulheres grávidas ou em idade fértil.
Transmissão das Doenças
As três viroses são transmitidas via aérea, através de gotículas de saliva e por objetos contaminados como garfos, facas e copos. Por isso, em caso de suspeita de uma dessas doenças, é recomendado o isolamento da pessoa afetada, para que a doença não seja transmitida para outras pessoas.
Sintomas das Doenças
Tanto na rubéola quanto no sarampo, observam-se manchas avermelhadas na pele. No caso da caxumba, há a inflamação da glândula parótida, localizada abaixo da orelha, causando inchaço na região.
As doenças podem causar também febre, perda de apetite, fraqueza e dor de cabeça. No caso da caxumba, pode-se observar dor e incômodo na hora de mastigar e engolir. Esta dor pode se apresentar dos dois lados, ou em um deles.
Profilaxia (Prevenção)
A prevenção dessas três doenças é feita através da vacina tríplice viral, que protege o indivíduo das três doenças ao mesmo tempo, já que é feita com vírus atenuados da caxumba, da rubéola e do sarampo.
A vacina pode ser tomada após 12 meses de vida, devendo ter uma segunda dose com intervalo máximo de 3 meses. As duas doses são suficientes para imunizar crianças e adultos.
É muito importante ficar atento ao cartão de vacinas de seu filho para protegê-lo dessas e também de outras doenças. A tríplice viral é fornecida gratuitamente nos postos de saúde.
As gestantes não devem tomar a vacina.