Dicas para fazer uma boa redação

A redação do Enem é considerada uma área do conhecimento específica e por isso vale, sozinha, 1000 pontos. Tanto por esse motivo quanto pela necessidade que todos temos de saber escrever bem, é preciso ficar atento e fazer o seu melhor para a redação. Algumas dicas básicas e simples podem ajudar bastante a ter sucesso nesta nota.

  • Tenha bastante atenção ao tema sugerido e evite fugir deste assunto, evitando a famosa “enrolação”. Seja conciso sobre o que está falando e discorra somente o necessário para o bom entendimento do texto.
  • Preste atenção à modalidade da redação: no Enem geralmente é pedido um texto dissertativo-argumentativo, mas se estiver fazendo outro tipo de prova, é bom ficar atento a esse detalhe.

    Redação

    Coesão e coerência são fundamentais para um bom texto

  • Organize suas ideias antes de começar a escrever. Separe tópicos para organizar seu texto e evitar que fique muito confuso.
  • Fique muito atento à gramática. Erros de português, gírias e palavras estrangeiras devem ser evitados ao máximo, e no caso das últimas é sempre bom usar aspas para diferenciá-las.
  • Respeite uma sequência lógica no texto. A famosa trilogia “início, meio e fim” deve ser respeitada e interligada uma com as outras. Uma boa redação vai ter seu início e fim ligados.
  • Seja coerente e coeso na sua argumentação. No caso do Enem, a maioria das redações tem uma proposta de cunho social, apresentando um problema e pedindo que, na sua redação, seja apresentada uma solução. Tente sempre pensar em soluções viáveis e coerentes com a realidade apresentada.

Dicas simples como estas, dosadas com um pouco de criatividade e cuidado na hora de escrever muito provavelmente te levarão para uma ótima nota na prova.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *