Isaac Newton
Nascido em Woolsthorpe em 1642, Newton viveu 85 anos e foi o responsável por uma das maiores contribuições à ciência em todos os tempos.
Embora de início um péssimo aluno, ele sobressaiu no final de seus estudos. Em 1665, tornava-se bacharel pelo Trinity College, em Cambridge. Nesse mesmo ano descobriu, no campo da Matemática o desenvolvimento do binômio que hoje tem o seu nome.
A grande epidemia de peste bubônica em Londres (1665/66) interrompeu os estudos de Newton, levando-o a isolar-se em Woolsthorpe, na fazenda de sua mãe: a universidade fora fechada. Foi durante esse período que realizou grande parte de seu trabalho.
A Lei da Gravidade
Desde os tempos mais remotos, os sábios acreditavam que o universo era regido por leis nobres e que na Terra essas leis eram imperfeitas. Conta-se, então, que, ao ver uma maçã cair, Newton teria questionado se a força que a conduzia não seria a mesma a manter os planetas em órbita. Dedicando-se com afinco a esse problema, aos 24 anos ele já havia elaborado as leis do movimento e da gravitação universal. E simultaneamente a Leibniz, grande pensador alemão, desenvolveu o cálculo infinitesimal, mas seus trabalhos só foram publicados vinte anos mais tarde.
Outros Feitos de Newton
Durante os dezoito meses em que ficou isolado, Newton realizou estudos, descobrindo a lei das marés, a composição da cor branca e criando um novo tipo de telescópio.
Em 1667, retornava à universidade, sendo nomeado professor de Matemática, cargo que ocupou durante trinta anos.
Além dos Principia, sua obra mais importante, Newton publicou outras, também no campo da Matemática e da Física.
Suas atividades, porém, não se limitaram ao campo científico: participou do Parlamento, de 1687 até 1690. Em 1699, foi escolhido membro estrangeiro da Academia de Ciências da França. Em 1701, reelegia-se para o Parlamento. Em 1705, agraciado pela rainha Ana com um título de nobreza, Newton foi o primeiro cientista a receber o título de Sir. Presidente da Real Sociedade de Ciências desde 1703, permaneceu nesse cargo até 1727, ano de sua morte.