Principais escritores de literatura brasileira

Os autores listados a seguir (em ordem alfabética, não em ordem de importância) ajudaram a formar a literatura brasileira. Esses são os principais escritores de literatura brasileira e fizeram parte de diferentes movimentos literários tais como modernismo, humanismo e romantismo.

Álvares de Azevedo

Autor que ganhou destaque na época do romantismo. Ele fez parte da 2ª geração do movimento, a ultrarromântica. Sua poesia era caracterizada por assuntos como mulheres, morte e saudosismo.

Augusto dos Anjos

Um poeta incrível que fez parte do movimento pré-modernista no Brasil. Os principais assuntos de seus poemas eram o pessimismo e o cientificismo.

Carlos Drummond de Andrade

Um dos maiores poetas modernistas. Uma de suas obras de maior destaque é “Rosa do Povo”.

Castro Alves

Apelidado de “Cantor dos Escravos”, Castro Alves é considerado, até hoje, um dos maiores poetas do estilo romântico de nosso país. Poemas “O Navio Negreiro” e “Vozes d’África” são dois de seus destaques.

Cecília Meireles

Seu livro intitulado “Viagem” ganhou o prêmio de poesia Olavo Bilac no ano de 1939. Cecília Meireles recebeu grande destaque durante a segunda geração da era modernista.

Euclides da Cunha

Sua obra mais famosa é, sem dúvida, “Os Sertões”. Euclides da Cunha também participou do movimento modernista.

Érico Veríssimo

Esse é outro autor que merece destaque em nossa literatura, principalmente pela obra “Olhai os lírios do campo”.

Graciliano Ramos

Graciliano Ramos foi um romancista, contista, cronista, jornalista, político e memorialista brasileiro. Ele é o autor de “Vidas Secas”.

Principais escritores de literatura brasileira

Conheça 15 grandes escritores de literatura brasileira

José de Alencar

Considerado o maior representante do movimento romantista brasileiro, José de Alencar falava muito em suas obras sobre as tradições do povo indígena. “O Guarani” e “Iracema” são duas de suas obras de destaque.

João Guimarães Rosa

Autor de “Grande sertão: Veredas”, João Guimarães Rosa já foi considerado por especialistas como o melhor escritor da segunda metade do século XX no Brasil.

Jorge Amado

Um dos mais famosos e respeitados escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Amado teve várias de suas obras entre as mais traduzidas em todo o mundo. Em seu estilo, o romance ficcional, nunca houve nenhum outro autor que pudesse ser comparado a ele em nosso país.

Machado de Assis

Responsável pela estreia do realismo em nossa literatura. “Dom Casmurro” e “Memórias póstumas de Brás Cubas” são duas obras de grande sucesso.

Monteiro Lobato

Sem dúvida, o maior e mais respeitado escritor de literatura infantojuvenil de nosso país.

Mario de Andrade

Considerado um dos inventores do modernismo brasileiro, tem como obra de destaque “Macunaíma”, na qual ele recriou lendas e mitos indígenas para que pudesse traçar um painel contendo o processo de evolução da civilização no Brasil.

Manuel Bandeira

Manuel Bandeira também pertenceu ao movimento modernista. Duas de suas obras foram grandes sucessos: “A cinza das horas” e “Libertinagem”.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *