Pré-História
A Pré-História é o período vivido antes da escrita, que foi desenvolvida pelos sumérios por volta de 4.000 a.C. Foi nesta fase que o homem começou a se desenvolver, vencendo as barreiras impostas pela natureza. Foi então que começaram as invenções de objetos simples e surgiram as soluções para alguns problemas enfrentados na vida. A cultura também foi surgindo a partir desse período, que pode ser dividido em três fazes: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada
É o chamado “tempo das cavernas”, pois era nelas que os homens viviam, às vezes tendo que disputá-las com outros animais. Os humanos viviam da caça e pesca de animais de grande, médio e pequeno porte, além de frutos e folhas da região em que viviam. Eram povos nômades (sem habitação fixa), pois saiam sempre que se esgotavam os alimentos na região em que estavam. Ossos e pedras eram usados para a fabricação de ferramentas e instrumentos. Esses materiais eram sempre de uso coletivo.
A fala não era muito desenvolvida nesta época. Os humanos se comunicavam através de sons, ou desenhos rupestres. Através desta arte eles demonstravam sentimentos ou preocupações cotidianas.

Reprodução de um machado de madeira e pedra feito na pré-história
Mesolítico
A descoberta do fogo marca esta fase. Com o fogo era possível cozinhar a carne e outros alimentos, espantar animais, iluminar sua habitação e se aquecer nos momentos de frio intenso. Foi um período de grandes passos para o homem. A agricultura e a domesticação de animais também foram desenvolvidas nesta fase. Com isto, o homem passou a depender menos da natureza, podendo ter residência fixa, pois seu alimento estava ali.
Foi nesta época que aconteceu a divisão do trabalho por sexo: os homens saiam para cuidar do sustento e da segurança da família, enquanto as mulheres cuidavam das habitações e dos filhos.
Neolítico ou Idade da Pedra Polida
Esta fase foi marcada por grande desenvolvimento. Principalmente pela iniciação à metalurgia, quando se criaram lanças, espadas e outros objetos de metal, que facilitavam a caça e outros trabalhos. A produção de alimentos aumentou, tornando possível a estocagem de alimentos em períodos de secas e enchentes. Com isso, a população foi crescendo, e as trocas entre as comunidades passaram a ser necessárias.