Iraque

Localizado na região na Mesopotâmia (sudoeste asiático), o Iraque limita-se ao norte com a Turquia, ao sul com a Arábia Saudita e o Kuwait, a leste com o golfo Pérsico e o Irã, e a oeste com Jordânia e a Síria. Sua área é de 434.924 quilômetros quadrados e sua população é de 32,96 milhões de habitantes (dados de 2011). Sua capital é Bagdá.

Possuindo clima continental, o país tem verões e invernos igualmente rigorosos, com temperaturas máximas de 50ºC não muito raras em Bagdá, sendo que as mais baixas são registradas em Bassora, uma das cidades mais importantes do Iraque.

O território iraquiano estende-se pela bacia dos rios Tigre e Eufrates. É uma região pantanosa e de grandes lagos, limitada, ao norte, pela cadeia de Zagros e, a oeste, pelos planaltos de Chamiye. Essa série de planaltos, de estrutura uniforme, é circundada por pequenas cuestas.

bandeira do iraque

Bandeira do Iraque

O Iraque na História

Em 1958, o general Abdul Karin Kassem derrubou a Monarquia, com um golpe de Estado, e proclamou a República, desfazendo também a união com a Jordânia feita meses antes pelo rei deposto. Após uma década marcada por conturbado clima político, subiu ao poder Ahmed Hassan Bakr, que realizou o projeto de nacionalização do petróleo. Substituiu-o Saddam Hussein, em 1979.

Descoberto em 1927, o petróleo é o produto de sustentação da economia iraquiana, estando as jazidas principais localizadas no norte do país. O Iraque é também o maior produtor mundial de tâmaras, mas sua situação econômica é precária, baseando-se numa agricultura extremamente atrasada. A maioria dos camponeses serve-se ainda de métodos primitivos de cultivo. Têm ocorrido também conflitos ligados à luta pela independência da minoria curda.

Relacionados

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *