Produção e uso social dos combustíveis fósseis

Os três maiores combustíveis fósseis são o carvão mineral, o gás natural e o petróleo. Um combustível fóssil demora muito tempo para ser formado. Quando falamos em muito tempo, é muito tempo mesmo. Os recursos que são utilizados hoje formaram-se há cerca de 65 milhões de anos.

O modo que a sociedade produz e consome foi alterado significativamente pela revoluções industriais. O trabalho que hoje é executado por máquinas (ou seja, na maioria dos processos de produção) só é possível através da energia. Esse processo automaticamente intensificou a dependência da utilização de combustíveis fósseis. Surgiu, então, uma grande preocupação com a produção e o uso social (ou seja, o uso moderado) desse tipo de combustível.

De um modo geral, a economia global é dependente desses recursos naturais, uma vez que os combustíveis fósseis são tão importantes para a produção. Isso explica, em parte, a crise que estamos enfrentando atualmente: o petróleo é um desses recursos e estima-se que possa se esgotar em poucas décadas.

Os combustíveis fósseis e os impactos ambientais

O uso dos recursos naturais impactou na evolução do homem de forma positiva nos âmbitos social, econômico e tecnológico, mas também trouxe consequências desagradáveis para o meio ambiente. A contaminação do ar pela combustão dos recursos é uma dessas consequências que se transforma, pouco a pouco, em um problema para a saúde pública.

Além dos combustíveis fósseis demorarem milhões de anos para se regenerarem, há ainda outros impactos ambientes causados pela produção e pelo uso desenfreado desse tipo de combustível. Alguns gases, a exemplificar com o dióxido de carbono, são extremamente poluentes e contribuem para o efeito estufa, aumentando o aquecimento global. A longo prazo, esse aquecimento pode trazer consequências catastróficas.

Produção e uso social dos combustíveis fósseis

A emissão de gases poluentes contribui para o efeito estufa

A utilização desordenada dos combustíveis fósseis é altamente poluente. Como observamos, pode contribuir para o aquecimento global e emissão de gases poluentes na atmosfera além de também desencadear chuvas ácidas e contaminar os recursos hídricos.

O tema de produção e uso social dos combustíveis fósseis é de extrema importância e precisa ser debatido. É necessário atentar para os problemas socioambientais que podem ser provocados. É necessário pensar a longo prazo e garantir que os recursos naturais ainda continuem existindo por muitos e muitos anos. Salvar o planeta está em nossas mãos.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *