O que é Ecologia?

A Ecologia é uma área da Biologia que estuda as diferenças e interações de vários ecossistemas diferentes e os animais e plantas presentes neles. Por exemplo: a floresta Amazônica apresenta uma vegetação e fauna riquíssimas. Estima-se que em uma única árvore dessa floresta podem ser encontradas centenas de espécies diferentes de insetos. Já na caatinga, o tipo de vegetação e fauna são completamente diferentes.

A Ecologia estuda a diferença entre os ecossistemas e suas possíveis semelhanças.

A interação entre alguns animais e/ou animais e habitat também são objetos de estudo pela Ecologia.

O homem é um grande causador de impactos na natureza. Suas ações também são estudadas pela Ecologia: Como as florestas estão sendo destruídas? Como esta destruição pode impactar a vida nas florestas? O que pode ser feito para amenizar esta destruição? Estes e vários outros fatores são focos de estudo da Ecologia.

Origem da Palavra Ecologia

ecologia

A Ecologia estuda a interação ente homem e natureza

Ecologia é uma palavra de origem grega. “Eco” vem de “oikos”, que significa casa, lugar onde se vive. E “logia” vem de “logos“, que significa estudo. Logo, Ecologia significa o estudo da casa, ou o estudo do lugar onde se vive.

Profissional de Ecologia

O profissional especializado em Ecologia é biólogo e sua função é estudar os impacto causados pelo homem ou pela própria natureza. Além de estudar esses impactos o profissional é responsável por encontrar soluções de amenizar os prejuízos, assim como encontrar maneiras de se evitar os mesmos problemas no futuro.

Esses profissionais são muito requisitados por empresas privadas para análises sobre os impactos ambientais que a empresa pode causar no ambiente. Além disso, podem trabalhar no setor público, avaliando possíveis danos que novas empresas, condomínios, ou outras obras de engenharia civil podem causar ao meio ambiente.