Viroses: Gripe

As viroses são as doenças causadas por vírus, que são seres que ainda são muito estudados pelos cientistas, pois até hoje não se chegou a uma conclusão se podem, ou não, ser considerados seres vivos. Leia nosso artigo sobre os vírus.

Hoje falaremos sobre uma das doenças causadas pelos vírus, que é muito comum no país inteiro, e que atinge pessoas de qualquer idade: a gripe. Mas antes, leia também os nossos artigos sobre outras viroses: Catapora, Poliomelite, Dengue, Raiva e Parodite.

A Gripe

É uma doença infecciosa de fácil transmissão, que pode se apresentar em mamíferos e aves. O vírus responsável pela enfermidade é o influenza, que possui diversos subtipos, e já causou graves epidemias. Em 1918/1919 surgiu a gripe espanhola, causada pelo subtipo H1N1, que causou a morte de cerca de 30 milhões de pessoas.

Recentemente, em 2009, uma mutação do H1N1 apresentou-se numa gripe que ficou conhecida como gripe suína, e que, apesar de causar muitas mortes, foi rapidamente controlada. Já em 2005, a preocupação deu-se pela epidemia da chamada gripe aviária, do subtipo H5N1, que era transmitida pelo contato próximo a aves vivas infectadas, através de suas fezes, que depois de secas, pulverizavam-se, sendo inaladas pelos humanos. O maior receio era de que o H5N1 pudesse se ligar a um vírus de gripe humana, criando assim um vírus que pudesse ser transmitido de uma pessoa para outra. Nesta época, cerca de 1,5 milhão de aves foram mortas em apenas três dias, o que foi considerado por especialistas uma medida fundamental para a contenção da epidemia.

Sintomas da Gripe

A maioria dos subtipos apresentam os mesmos sintomas, variando somente de intensidade. São eles: calafrios, febre alta, dores no corpo, mal estar, congestão nasal, cefaleia (dor de cabeça), tosse e espirros, etc.

A gripe não deve ser confundida com resfriados. Nos resfriados, os sintomas são praticamente os mesmos, porém não há febre. Resfriados não dão motivo para preocupação, basta tratar os sintomas, mas a gripe precisa de mais cuidado, pois pode evoluir para uma doença mais grave.

Pessoas idosas, crianças e portadores de doenças crônicas que são infectadas pela gripe, correm maior risco de desenvolver pneumonia bacteriana. Por isso, a gripe deve ser devidamente tratada.

Tratamento

Influenza, vírus causador da gripe

O tratamento da gripe consiste em aliviar os sintomas, com medicamentos analgésicos, antipiréticos (antitérmico), descongestionantes nasais, etc.

Transmissão

Dá-se principalmente via aérea, pela tosse e espirro. É muito comum que a gripe passe de uma pessoa para outra, principalmente quando há uma convivência intensa, como morar na mesma casa.

Profilaxia

Atualmente já é encontrada a vacina contra a gripe. Nas clínicas particulares a vacina é encontrada o ano todo e precisa ser paga. Mas anualmente, o Governo faz uma campanha nos postos de saúde, onde distribui gratuitamente a vacina contra a gripe, somente para os grupos de risco.

São inclusos no grupo de risco as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, os idosos, acima de 60 anos, profissionais da saúde e da educação e pessoas portadoras de doenças crônicas, como asma, bronquite, etc.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *