O Sistema Respiratório

O sistema respiratório humano é formado por pulmões e órgãos periféricos que são responsáveis pela entrada, saída, filtração e umidificação do ar em nosso organismo. O pulmão e estes diversos outros órgãos possuem, cada um, um papel específico e importante neste processo.

Fossas nasais

São as cavidades de nosso nariz que terminam na faringe e são revestidas por células produtoras de muco e células ciliadas, responsáveis por manter a sujeira longe dos outros órgãos do sistema. As fossas nasais são responsáveis também por umidificar e aquecer o ar que entra em nosso organismo.

Faringe

Este canal é comum ao sistema digestório e ao respiratório, fazendo comunicação com a boca e as fossas nasais. É por isso que conseguimos respirar também pela boca.

Laringe

Este tubo fica na parte superior do pescoço, como se fosse uma continuidade da faringe, e é sustentado por peças de cartilagem ligadas umas às outras. A laringe também é a responsável por evitar que o alimento que ingerimos entre nas vias respiratórias, através de uma saliência de cartilagem chamada epiglote, que é como uma válvula, fechando a entrada da laringe quando comemos.

Sistema respiratório

Sistema respiratório

Traquéia

É um outro tubo com as paredes reforçadas por anéis de cartilagem, sendo que ele se divide em sua parte inferior e dá origem aos brônquios, que seguem para o pulmão. Seu interior é revestido de um muco ciliado que prende partículas de sujeira e bactérias presentes no ar inalado e que devolve estas partículas para fora ou as faz serem engolidas ou expelidas de outra maneira.

Pulmões

São órgãos com cerca de 25 cm de comprimento, de aspecto esponjoso e envolvidos por uma membrana chamada pleura. Dentro dos pulmões os brônquios se ramificam várias vezes e dão origem a tubos cada vez mais finos, chamados bronquíolos.

Diafragma

O diafragma é um órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome e é responsável pelos movimentos respiratórios, já que cada um dos pulmões tem sua base apoiada neste órgão. Fica localizado logo acima do estômago.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *