Separação de Misturas – Parte 2

Tempos atrás já falamos aqui no Cursinho Pré Enem sobre a Separação de Misturas. Falamos da importância de se separar as substâncias que se encontram em misturas heterogêneas (quando podemos ver duas fase distintas na mistura), já que raramente encontramos elementos totalmente sozinhos na natureza. Veja aqui o nosso post sobre alguns meios de separação de misturas.

Hoje falaremos sobre os métodos de separação para misturas homogêneas (quando só vemos uma fase na mistura, sendo impossível distinguir duas substâncias diferentes só olhando).

Veja quais são esses métodos:

Evaporação

Pode ser usada quando há interesse apenas na parte sólida, descartando a líquida.

Exemplo: Produção de sal. Evaporando a água do mar, restará apenas o sal, que é a parte sólida da mistura. A água será descartada, já que vai se evaporar e se perder no ar.

Destilação Simples

A partir do aquecimento da mistura em uma aparelhagem adequada, a parte líquida evapora e em seguida se condensa, sendo recolhido em outro recipiente. Só é possível quando o ponto de ebulição dos componentes são diferentes. Separa completamente misturas homogêneas de sólidos e líquidos.

Exemplo: Este tipo de separação também pode ser usada para separar o sal da água, porém, quando se deseja recolher a água evaporada, sem descartá-la. É bastante usado para aproveitar a água do mar em navios. Retira-se a água e aquece até que evapore e passe pelo processo de condensação. Esta água, livre de sal, pode então ser usada para a limpeza do navio, lavagem de pratos e outros utensílios de cozinha, e até para tomar banho. Mas não deve ser usada para beber, pois não tem sais minerais. Veja abaixo como é feita a destilação simples:

Processo de destilação simples

A manta elétrica aquece o balão de destilação, contendo o líquido que se deseja separar. O líquido de menor ponto de ebulição evapora, passando pelo condensador, que é um tubo reto, com água passando por fora (observe que a mangueira está conectada diretamente na torneira), pois é a água que faz o resfriamento, para que a substância volte ao seu estado líquido e seja recolhida em um outro recipiente, no final do condensador.

Destilação Fracionada

Sistema utilizado principalmente em misturas líquidas, e quanto mais distante os pontos de ebulição dos componentes, mais eficiente será o processo. Utiliza uma torre de destilação, onde é elevada a temperatura da mistura até que o líquido de menor ponto de ebulição evapore, em seguida, eleva-se mais a temperatura até que todos os outros componentes, um a cada vez, sejam evaporados e retidos em recipientes diferentes.

Exemplo: é o método utilizado nas refinarias de petróleo, como mostra a figura:

Destilação do petróleo

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *