O Sistema Respiratório

O sistema respiratório humano é formado por pulmões e órgãos periféricos que são responsáveis pela entrada, saída, filtração e umidificação do ar em nosso organismo. O pulmão e estes diversos outros órgãos possuem, cada um, um papel específico e importante neste processo.

Fossas nasais

São as cavidades de nosso nariz que terminam na faringe e são revestidas por células produtoras de muco e células ciliadas, responsáveis por manter a sujeira longe dos outros órgãos do sistema. As fossas nasais são responsáveis também por umidificar e aquecer o ar que entra em nosso organismo.

Faringe

Este canal é comum ao sistema digestório e ao respiratório, fazendo comunicação com a boca e as fossas nasais. É por isso que conseguimos respirar também pela boca.

Laringe

Este tubo fica na parte superior do pescoço, como se fosse uma continuidade da faringe, e é sustentado por peças de cartilagem ligadas umas às outras. A laringe também é a responsável por evitar que o alimento que ingerimos entre nas vias respiratórias, através de uma saliência de cartilagem chamada epiglote, que é como uma válvula, fechando a entrada da laringe quando comemos.

Sistema respiratório

Sistema respiratório

Traquéia

É um outro tubo com as paredes reforçadas por anéis de cartilagem, sendo que ele se divide em sua parte inferior e dá origem aos brônquios, que seguem para o pulmão. Seu interior é revestido de um muco ciliado que prende partículas de sujeira e bactérias presentes no ar inalado e que devolve estas partículas para fora ou as faz serem engolidas ou expelidas de outra maneira.

Pulmões

São órgãos com cerca de 25 cm de comprimento, de aspecto esponjoso e envolvidos por uma membrana chamada pleura. Dentro dos pulmões os brônquios se ramificam várias vezes e dão origem a tubos cada vez mais finos, chamados bronquíolos.

Diafragma

O diafragma é um órgão músculo-membranoso que separa o tórax do abdome e é responsável pelos movimentos respiratórios, já que cada um dos pulmões tem sua base apoiada neste órgão. Fica localizado logo acima do estômago.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *