Ecossistemas Brasileiros

Um assunto de grande relevância para o ENEM e provas de vestibular no geral, diz respeito aos ecossistemas e as interações entre seres vivos e não vivos, que existem na natureza. Estes, nada mais são que o conjunto de comunidades bióticas e sua relação com os fatores abióticos existentes à sua volta.

Por ser um pais de dimensões continentais, no Brasil é possível encontrar vários tipos de ecossistemas diferentes que são responsáveis por caracterizar a vida em cada localidade. No post de hoje você irá conhecer os principais ecossistemas que constituem nosso país e aprender sobre suas características.

Amazônia

Aproximadamente 49% do território brasileiro é composto pela Floresta Amazônica, por isso este é o ecossistema apontado como predominante em nosso país, apesar de não ser a área mais habitada. Situada na região Norte do país e com clima equatorial úmido, esta é a maior floresta do mundo e responsável por manter o regime de seca/chuva em diversos locais do planeta.

A região da floresta engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e parte do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Ao contrário do que se pensa, os campos também fazem parte da Floresta Amazônica, que tem uma vegetação bem variada, sendo composta de:

  • Floresta Densa – representada pelas florestas de terra firme;
  • Floresta de Várzea – periodicamente se apresenta totalmente alagada;
  • Floresta de Igapó – constantemente está alagada.

As espécies típicas que compõe sua flora são a Castanheira-do-pará, a seringueira, a sumaúma, o guaraná e plantas epífitas. Também muito marcante no local, sua fauna é composta por insetos, jiboias, sucuris, bichos-preguiça, peixe-boi, botos, onças-pintadas entre muitos outros animais tipicamente ligados à floresta.

Por ser um berço de descobertas e abrigar espécies da fauna e flora que estão sendo pesquisadas e/ou são matérias primas para a indústria, a floresta é constantemente ameaçada por correntes de exploração ilegais. Hoje sua maior ameaça é o avanço da atividade de extração de madeira e o desmatamento para o plantio de pasto e a criação de gado.

 

ecossistemas

Ecossistemas Brasileiros

Caatinga

Existente em cerca de 10% do território nacional, a caatinga pertence a regiões de clima semi-árido e abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e o norte de Minas Gerais.

Sua flora se caracteriza por vegetações mais baixas com galhos secos e troncos retorcidos. Uma característica bem marcante é a adaptação de suas folhas que no geral foram transformadas em espinhos, se tornando cutículas impermeáveis e caules que armazenam água. Por exemplo, Mandacaru e Facheiro.

Sobre a fauna típica dessa região, são encontrados animais como o veado, calango, iguanas, onças entre outros.

Cerrado

Presente em cerca de 22% do território brasileiro, o cerrado é caracterizado por um clima relativamente quente e marcado por períodos de secas e queimadas. Esse bioma abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, São Paulo e Paraná.

Sua flora é marcada por árvores com casca grossa, troncos retorcidos e raízes profundas. Também é muito comum encontrar plantas herbáceas e gramíneas nessas regiões. Entre os exemplos de plantas desse ecossistema estão o ipê, a peroba-do-campo e o pequi.

Entre os animais característicos que compõe sua fauna, estão os gambás, tamanduás, lobo-guará, cutias, antas, tatus e suçuarana. Esse ecossistema se encontra em grande ameaça principalmente pelo avanço da agropecuária e pelo desenvolvimento das cidades na região sudeste e centro-oeste do país, situação que se repete na Mata Atlântica, que falaremos agora.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um bioma que abriga diversos ecossistemas. Originalmente presente em todo o litoral brasileiro, a floresta era composta por uma vegetação rica e diversa que se tornou um simbolo para o país, originando o próprio nome dado à nação.

Com o desenvolvimento dessa região e o avanço da sociedade em solo brasileiro, a mata foi desmatada para dar espaço às cidades e industrias. Atualmente menos de 7% da vegetação original permanece intacta e tanto sua fauna, quanto sua flora sofre com o as ameças de extinção de diversas espécies.

As plantas que caracterizam sua flora apresentam folhas largas e perenes, em uma vegetação composta em sua maioria, por plantas epífitas. Alguns exemplos dessa diversidade são os ipês, o pau-brasil, jacarandá, jequitibás e as palmeiras.

Também muito característicos do nosso país a fauna, na mata atlântica é representada por animais como as jaguatiricas, saguis, mico-leão-dourado, tucanos e papagaios.

Pantanal

Considerada a maior área inundável do planeta, o pantanal se localiza na região Centro-Oeste do Brasil e abrange os estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Devido ao clima Tropical Continental e sua proximidade com outros biomas, este apresenta uma fauna e flora extremamente diversificada.

Marcado pelo presença de poucas espécies endêmicas, ou seja, próprias deste ecossistema, a fauna do pantanal se adaptou ao clima e as inundações de maneira muito curiosa. A planta mais comum e representativa desse ecossistema é palmeira carandá.

Já sua fauna é considerada bem diversificada e muito marcante. No pantanal é possível encontrar espécies de moluscos, crustáceos e peixes, bem como tuiuiús, sara-curas, jacarés, capivaras, onças, entre outros.

Ficou com alguma dúvida sobre os principais ecossistemas brasileiros? Não deixa de comentar aqui, teremos o maior prazer em sanar suas dúvidas. No mais, bons estudos e até a próxima.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *