Ecossistemas Brasileiros

A maior parte do Brasil está situada na região tropical, o que significa que recebe grande quantidade de calor durante o ano inteiro. Essa característica favorece a presença de diversos ecossistemas diferentes no país. Os ecossistemas também são chamados de biomas. Apesar de ter algumas diferenças entre as duas definições, são basicamente a mesma coisa: interação entre seres vivos e seres abióticos, como a vegetação, por exemplo.

Cada tipo de ecossistema tem características próprias e abrigam diferentes formas de vida. Veja os principais ecossistemas do Brasil:

Amazônia

Aproximadamente 47% do território brasileiro é composto pela Floresta Amazônica, situada na região Norte do país. Com clima equatorial úmido, esta floresta é a maior do mundo. Ao contrário do que se pensa, os campos também fazem parte da Floresta Amazônica, que tem uma vegetação bem variada, se dividindo em várias partes:

  • Floresta Densa – representada pelas florestas de terra firme;
  • Floresta de Várzea – periodicamente se apresenta totalmente alagada;
  • Floresta de Igapó – constantemente está alagada.

    ecossistemas

    Ecossistemas Brasileiros

Caatinga

Localizada no clima semi-árido, que se estende por todo o Nordeste brasileiro e um pedaço do Norte de Minas, a caatinga é caracterizada pela vegetação mais rala, com galhos secos e troncos retorcidos. Ocupa cerca de 11% do território nacional.

Cerrado

O Planalto Central Brasileiro é ocupado pelo cerrado, região que apresenta duas estações bem definidas. Com fisionomias variadas, o cerrado ocupa cerca de 22% do território do Brasil.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é um Bioma que abriga diversos ecossistemas. Na época do descobrimento, todo o litoral brasileiro era ocupado por este tipo de vegetação, mas hoje, somente 7% da vegetação original permanece intacta. Por ter uma vasta extensão, indo do nordeste ao sul do país, o clima varia bastante. As várias formas de relevo também contribuem com a diversidade da Mata Atlântica.

Pantanal Mato-Grossense

A maior área inundável do planeta se localiza na região Centro-Oeste do Brasil. Sofre influências de outros ecossistemas, como a Mata Atlântica e o Cerrado, por isso tem vegetação muito variada.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *