A Estrutura Atômica de Thomson

Os átomos já passaram por muitos estudos, para chegar ao modelo que conhecemos hoje. Foram criadas diversas estruturas atômicas antes de chegar ao modelo atual. Alguns cientistas se dedicaram aos estudos dessas minúsculas partículas. Entre eles, estão Dalton e Thomson.

Dalton foi o primeiro a citar os átomos, descrevendo-os como a menor partícula existente. Segundo o estudioso, os átomos seriam semelhantes a bolas de bilhar, uma esfera maciça e indivisível.

thomson

Thomson

Em 1898 um outro estudioso, chamado Joseph John Thomson criou uma nova estrutura para os átomos. Segundo o físico inglês, a “bola de bilhar” citada por Dalton era um corpo de carga positiva, encrustado de partículas menores e com carga negativa. Esse modelo ficou conhecido como “pudim de passas”.

Para neutralizar a matéria, a quantidade de cargas negativas seriam iguais à quantidade de cargas positivas. Thomson realizou  seus estudos usando a radioatividade e descargas elétricas de gases. Seus estudos ajudaram algumas experiências realizadas no século XIX, quando se descobriu a existência de prótons e elétrons.

A Evolução da sua Teoria

estrutura atomica de thomson

Este é o primeiro modelo de Thomson, o “Pudim de Passas”

Tempos depois, o próprio Thomson descobriu que os elétrons não ficavam encrustados na pequena esfera, mas sim em anéis que se movimentam em órbitas ao redor o corpo positivo.

Esta evolução de sua própria teoria ajudaria, mais tarde, outro cientista a desenvolver mais uma estrutura atômica. Veio então a Estrutura Atômica de Bohr.

Bohr descobriu que além das cargas negativas estarem em anéis, possuíam também níveis de energia diferentes.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *