O que é a Ditadura?

Quando num país os conflitos sociais se agravam e o governo constituído não consegue para eles uma solução satisfatória, as lutas políticas tendem a radicalizar-se podendo levar determinados grupos a tomar o poder pela força.

É assim que geralmente se implanta o regime político chamado ditadura, forma de governo no qual o poder se concentra nas mãos de uma só ou de algumas pessoas, como uma junta ou um colegiado. Os ditadores (do latim dictador: “aquele que diz”) assumem o encargo de fazer as leis, bem como o de aplicá-las por intermédio de auxiliares diretos, ou de grupos e instituições submetidas à sua vontade. As ditaduras caracterizam-se pela falta de liberdade e garantias individuais.

adolf-hitler

Adolf Hitler, um dos maiores ditadores da história

Embora sempre tenham existido governos arbitrários, pode-se dizer que a ditadura contemporânea tem suas origens na tirania das cidades-Estados da Grécia Antiga, onde políticos de prestígio assumiam o poder, frequentemente se apresentando como defensores dos interesses populares. Em Roma, os regimes ditatoriais eram temporários, isto é, só podiam ser implantados nos casos de guerras externas ou de conflitos civis, com a criação de um poder unificado sobre o dos cônsules. Cessadas, porém, as causas que levavam os cônsules a nomear ditadores, estes abandonavam o governo e o regime voltava à normalidade.

Para se instalarem e se manterem, as ditaduras modernas costumam apresentar como justificativa uma missão que as organizações políticas não seriam capazes de realizar. Essa missão pode variar desde o mais geral (defesa dos interesses nacionais) até um objetivo particular e momentâneo (a restauração da ordem).

Adolf Hitler foi um dos mais conhecidos ditadores da nossa história.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *