O ano bissexto

Todo mundo já ouviu falar em ano bissexto, mas será que todo mundo sabe o que é ano bissexto e por que ele existe? É uma história muito antiga. Vamos saber mais.

O que é o ano bissexto?

No ano bissexto, temos um dia a mais no calendário. O ano, que normalmente tem 365 dias, passa a ter 366 no ano bissexto, que ocorre de quatro em quatro anos. Este dia a mais foi adicionado ao mês de fevereiro, que normalmente tem 28 dias, mas no ano bissexto passa a ter 29.

fevereiro

No ano bissexto o mês de fevereiro tem 29 dias

Mas por que existe o ano bissexto?

Quando os egípcios criaram o calendário, eles acreditavam que a Terra demorava exatamente 365 dias para completar o movimento de translação. Então eles dividiram o ano em 12 meses com 30 dias, adicionando mais 5 para completar os 365 dias. Porém, depois de certo tempo, eles perceberam que algo estava errado, pois suas colheitas estavam sendo prejudicadas (naquela época a colheita dependia exclusivamente das estações do ano).

Refizeram os cálculos e descobriram que a Terra não demorava 365 dias para girar em torno do sol, mas sim 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, aproximadamente. O dia então, tinha 365 dias e 6 horas.

Dividindo 24 horas por 6, temos 4. Daí a definição de ter um dia a mais de quatro em quatro anos. Criou-se assim, o Calendário Alexandrino.

Por que o nome “bissexto” e por que o mês de fevereiro?

No Império Romano, os meses de janeiro e fevereiro não existiam, o ano durava 304 dias divididos em 10 meses, sendo 6 meses com 31 dias e o restante com 30. O ano começava no mês de Março. Era o chamado calendário Lunar.

Com a chegada de Julio Cesar ao poder, foi inaugurado o Calendário Juliano, semelhante ao calendário Alexandrino. Aí passaram a existir os meses de janeiro e fevereiro, com a necessidade de ter um um dia a mais de quatro em quatro anos.

Naquela época, chamavam de Calendas o primeiro dia do mês. Decidiram então que o dia a mais seria acrescentado após o sextus die ante calendas Martias. Ou seja, haveria dois sextos dias antes do primeiro dia de Março, isto porque se teria o sextus die e o bis-sextus die. Daí o nomebissexto“.

O mês anterior a março é fevereiro. Mas este não foi o único motivo para que ele fosse escolhido para ter um dia a mais. Ele já tinha um dia a menos, que havia sido colocado no mês de julho, em homenagem a Julio Cesar. Além disso, era o último mês do calendário do calendário Juliano.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *