Noruega

Situada na península Escandinava, norte da Europa, a Noruega tem 323.895 quilômetros quadrados e 5,019 milhões de habitantes (estimativa de 2012). A costa é sinuosa e o interior pontilhado de pequenos lagos. Oslo é a capital.

Apesar de atravessada pelo círculo polar ártico, a Noruega apresenta temperaturas entre -5ºC no inverno, e 14ºC no verão, em consequência da vizinhança da corrente oceânica do Atlântico Norte. Também a conformação do relevo e o formato estreito e alongado do território contribuem para isso, pois possibilitam a penetração do clima marítimo no interior do país.

A erosão glaciária do Quaternário arrastou os cumes montanhosos e aprofundou os vales, originando incontáveis fiordes. Surgiu assim uma paisagem de picos nus e arredondados, vales com pequenos lagos, planaltos separados e cortados por profundos sulcos, rios interrompidos por quedas e corredeiras. Na costa, as variações observadas no nível do mar produziram vales, que hoje formam recifes, ilhas e fiordes.

A Independência da Noruega

noruega

A Noruega é um país de invernos rigorosos

Dominada pela Suécia desde 1851, a Noruega recobrou a independência em 1905, quando, mediante plebiscito, foi escolhido soberano da monarquia constitucional o rei Haakon VII. Embora neutro durante as duas guerras mundiais, o país foi invadido por tropas nazistas em 1940, ficando ocupado até 1945. Após a morte de Haakon, em 1957, subiu ao trono o rei Olaf V, seu filho.

A Economia da Noruega

Na área econômica, a agricultura é muito dificultada devido a 73,9% da superfície do país ser improdutiva, limitando-se a 4% o território aproveitável (o fundo dos vales e as bordas dos fiordes). Na pecuária, predomina a criação em estábulos, já que só em curtos períodos desfruta-se de pastos naturais. Mesmo assim, as necessidades internas são supridas. A pesca é compensadora, principalmente a do bacalhau e do arenque, aproveitando-se  dessa maneira a extensa plataforma marítima. Já no setor industrial da Noruega destacam-se os estaleiros navais, a siderurgia e os produtos eletroquímicos, além das fábricas de conserva, que salgam e congelam os frutos do mar para exportação.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *