O sol pode desaparecer?

O astro rei, o sol, é extremamente importante para a manutenção da vida na Terra, pois além de iluminar e aquecer, ele tem papéis muito importantes na nossa vida, como fornecer vitaminas e participando da fotossíntese das plantas. Sem ele não existiriam vegetais e nossa alimentação ficaria comprometida. Mas, e se um dia o sol desaparecer? Será isso possível?

Segundo alguns estudos científicos isso pode acontecer sim, mas daqui uns 7 bilhões de anos. Ainda demora, mas é um processo muito lento, que já começou. Aos poucos o sol pode perder suas forças, chegando a desaparecer um dia.

sol

O sol, esfera gasosa que nos aquece e ilumina

Como isso pode acontecer?

Primeiro vamos entender o “funcionamento” do sol. Ele gera luz e calor por causa da fusão nuclear. O sol nada mais é do que uma esfera gasosa, cheia de átomos de Hidrogênio, que se combinam para criar o gás Hélio, gerando assim, luminosidade e calor. Não se sabe quando foi o início dessa fusão nuclear, mas segundo os cientistas, um dia ela pode parar.

O que pode acontecer é que um dia o gás Hélio predominará, eliminando o Hidrogênio. Sem o Hidrogênio para gerar a fusão, o gás Hélio também se extinguirá aos poucos, chegando o dia em que se acabará por completo. Assim, o sol perde sua vida, se tornando uma simples estrela.

Como fica o Planeta Terra com o fim do sol?

Com a morte do astro rei do universo, a Terra ficaria gelada, mas esse efeito só seria sentido por nós depois de uma semana, mais ou menos.  Isso acontece porque há muita quantidade de calor “estocado” na crosta terrestre. O primeiro efeito que sentiríamos seria a total escuridão.

Comentários
  1. gabriella

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *