O Rio Nilo

Situado no Nordeste da África, o Nilo é o maior rio do mundo com 6.671 quilômetros de extensão. Sua bacia hidrográfica chega a atingir 2.800.000 quilômetros quadrados de superfície. Nascendo nos grandes lagos da África central, o Nilo irriga uma área superior a 2,5 milhões de quilômetros quadrados e torna cultiváveis as terras que lhe são próximas. Após receber o Nilo Azul, seu maior afluente, dirige-se para o nordeste, até as imediações de Atbara, onde novamente muda de direção. No trecho compreendido entre Cartum (capital do Sudão) e Uadi Halfa, o Nilo apresenta cinco cataratas que impedem o tráfego fluvial. Nas proximidades de Assuã há outra queda d’água que, entretanto, não oferece dificuldades à navegação.

rio nilo

Rio Nilo

A Utilização do Rio Nilo

Grande parte da área fertilizada pelo Nilo encontra-se no Egito e concentra  numerosa população. O Nilo serve também aos barcos de comércio que partem do Cairo, a capital do Egito, situada no ponto onde o rio se ramifica em vários canais antes de desembocar no Mediterrâneo.

A partir do Cairo, o rio penetra numa planície suavemente inclinada para o mar e se divide em dois (Rosetta e Damietta), entrelaçados por canais que vão formar o Delta ou Baixo Egito, planície de grande fertilidade e que concentra a maioria da população egípcia.

O Nilo produz inundações na primavera e no início do verão. Suas águas são controladas por várias represas, entre elas a de Gebel Aulia e de Assuã.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *