Genética Molecular

A Genética Molecular é o ramo da genética que faz o estudo da organização e composição dos genes em nível celular. A genética molecular utiliza métodos da biologia e da própria genética. Existem dois tipos de genética: genética molecular e genética de populações. Gene é o nome dado a um segmento do cromossomo que dá código às proteínas. Estima-se que em um organismo haja entre 25.000 a 100.000.

A genética molecular serve para determinar padrões de descendência e compreender as mutações genéticas responsáveis por determinadas doenças. Por meio de métodos da biologia e dá genética, a genética molecular estuda e faz descobertas sobre as características dos genes e o motivo de suas mutações.

Rastreio genético

O rastreio genético é uma técnica para identificar os genes de certo fenótipo. Esse método foi utilizado pela primeira vez no Brasil na década de 70. Nesta técnica é possível através do isolamento de um gene fazer a descoberta do gene responsável pela mutação.

Genética Reversa

Genética Reversa é o nome dado a uma abordagem direta ao gene para determinar o fenótipo responsável pela mutação.

DNA Genetica Molecular

Molécula de DNA estudada pela Genética Molecular

Técnicas de genética molecular

Existem três tipos de técnicas de genética molecular: separação e detecção, amplificação e expressão.

Separação e detecção

Nesta fase separa-se o DNA e o RNAm e em seguida estes são isolados. Para que isso seja possível é feito uma cultura celular maior com o objetivo de se ter mais células para o isolamento.

Amplificação

Existem vários métodos utilizados para fazer a amplificação dos DNAs dos genes, uma delas é a reação em cadeia da polimerase. Outra maneira é a clonagem de DNA em bactérias.

Projeto Genoma

O Projeto Genoma Humano diz respeito à genética molecular e teve seu início em na década de 90 e terminou em 2003. Iniciado nos Estados Unidos, o projeto genoma teve os seguintes objetivos:

  • Armazenar informações do projeto em banco de dados,
  • Identificar cerca de 25.000 genes do DNA humano,
  • Fazer sequências de pares de DNA,
  • Melhorar as ferramentas usadas nas análises,
  • Transferir tecnologia para setores privados,
  • Abordar questões legais, sociais e éticas no projeto.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *