O mel de abelha

O mel é produzido no sistema digestivo das abelhas, depois que elas ingerem o néctar das flores. Somente as abelhas operárias produzem o mel. Esse mel é estocado dentro da colmeia em forma de favos. É uma substância nutritiva, por isso é usada como alimento pelas próprias abelhas adultas e também para alimentar as larvas em desenvolvimento.

Seu valor nutricional é enorme. Em sua composição encontramos uma imensa concentração de carboidratos (glicose, frutose e maltose), além de lipídios (ácidos graxos), como os palmíticos, oleicos e linoleicos. As proteínas e aminoácidos (alanina, arginina, ácido glutâmico e aspártico) também fazem parte da composição do mel. O mel de abelha também é rico em sais minerais (cobre, manganês, ferro, enxofre, boro e fósforo) e vitaminas (A, complexo B, C, D e K).

colmeia

Colmeia de abelhas

Além de tantas propriedades nutritivas, o mel ainda é saboroso. Tem um sabor adocicado e textura viscosa. Por isso é muito usado como forma de medicamento. O mel tem propriedades imunológica, antibactericida, expectorante e analgésica. Desde a pré-história, várias civilizações já usavam o mel como forma de medicamento, porém, a exploração passou a ser predatória. Hoje em dia, com o avanço das técnicas da apicultura, esse problema já não existe.

O mel no Brasil

Os primeiros relatos sobre o mel no Brasil são do Padre Anchieta, por volta de 1530, que descreveu, entre outros aspectos, a abundância desse alimento no país, a variedade enorme de abelhas, a forma de produção e armazenamento do mel pelas abelhas e a forma com que os colonizadores extraíam, armazenavam e consumiam o mel.

Depois disso, várias espécies exógenas (não nativas) foram inseridas no país. Primeiramente, pelos colonizadores portugueses e depois outras espécies diferentes foram trazidas por imigrantes alemães (1845) e italianos (1895). Além disso, foram trazidas da África, em 1950, outras espécies de abelhas para estudos de viabilidade e produção.

Por isso, a variedade de mel no Brasil é enorme. A diversidade de abelhas faz com que existam sabores de mel diferentes.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *