Como Escrever um Texto Argumentativo

Uma das coisas que mais se exige de um profissional na atualidade é capacidade de argumentação, mas tem gente que já trava na palavra, por não saber exatamente o quer dizer “argumentar”. De acordo com o dicionário, o termo “argumentar” que dizer:

  1. Raciocínio de que se tira consequência
  2. Objeção
  3. Razão, prova
  4. Exposição resumida

Daí podemos concluir que o argumento é uma ideia ou um raciocínio. O verbo “argumentar” se refere à exposição de ideias, geralmente com o objetivo de convencer outras pessoas. Na prática, significa que você vai expor o seu raciocínio, de modo a mostrar para o interlocutor o centro da questão.

Redação

Redação

Criando Argumentos

Vamos usar como exemplo o Tema da Redação do ENEM em 2014, que foi a publicidade infantil. Sobre esse assunto, você pode ser contra ou a favor da existência de propagandas voltadas para crianças, além de ponderar sobre questões já apontadas. Vamos supor que você considere as propagandas negativas para o público infantil. Por quê? Alguns argumentos podem ser:

  • As crianças são mais suscetíveis à publicidade porque ainda não estão plenamente formadas;
  • As propagandas apelam para o lado mais consumista das crianças, fazendo com que elas desejem objetos que os pais não podem comprar.

Por outro lado, você pode ser mais específico e questionar a criação de uma lei que proíba a publicidade infantil, baseando-se em ideias como:

  • É dever dos pais e não do Estado controlar o modo com as crianças se apropriam do que veem na TV e outros canais de comunicação;
  • A proibição não soluciona os problemas causados pela publicidade infantil.

Como podemos notar com o exemplo, o mais importante não o lado em que você está, mas a maneira como você argumenta, ou seja, como as ideias são apresentadas.

Estrutura do Texto

A organização do seu texto deve passar por 3 momentos principais:

  1. Introdução;
  2. Desenvolvimento;
  3. Conclusão.

Na Introdução, é importante que você apresente de modo sintético a questão ser debatida. Nessa primeira parte, não é necessário entrar nos argumentos, mas apenas expor o tema a ser tratado. Já no Desenvolvimento, é hora de apresentar suas ideias. Uma boa dica é pensar em 2 ou 3 argumentos principais que serão usados em favor da sua opinião. Articule bem esses argumentos e use 1 parágrafo para cada um deles. Por fim, na Conclusão, você deve retomar tudo aquilo que foi dito, chegando a uma ideia geral sobre o tema.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *