Hidrocarbonetos: Petróleo

O petróleo é um recurso natural de origem fóssil, encontrado abaixo da superfície, que teve origem em reações químicas em rochas sedimentares sob o efeito da alta temperatura e da alta pressão existentes no interior da Terra.

As maiores jazidas são, normalmente encontradas em locais onde, no passado geológico, ocorreram dobramentos do subsolo formando as cavidades que acumulam o petróleo.

Atualmente, o petróleo está entre as principais fontes de energia produzidas no mundo, por isso é visto como um líquido extremamente precioso.

Petroquímica e os Derivados do petróleo

A área da Química que estuda e trabalha com o petróleo e seus derivados é a Petroquímica. Esta área tem grande potencial de crescimento, já que os estudos sobre o petróleo não param, ainda mais quando se trata do seu reaproveitamento, que vem sendo um grande pólo de estudos no mundo inteiro, para diminuir os impactos ambientais causados pela produção dos derivados do petróleo, como os combustíveis, por exemplo. O diesel e a gasolina são os principais derivados desse hidrocarboneto.

A Composição do Petróleo

Hidrocarbonetos: são compostos formados exclusivamente por átomos de carbono e hidrogênio.

O petróleo é um composto químico que tem em sua formação as ligações de átomos de carbono e hidrogênio, sendo chamado de hidrocarboneto. Cada molécula desta substância pode conter de 1 até mais de 30 átomos de carbono.

A maioria dos combustíveis de uso diário consiste na mistura de hidrocarbonetos derivados do petróleo: gás de cozinha, gasolina, querosene e óleo diesel. A queima desses combustíveis representa, no momento, uma das maiores fontes de energia para a humanidade.

Além dos hidrocarbonetos, existem outras substâncias, em pequenas quantidades, contendo nitrogênio, oxigênio e enxofre. Este último é considerado a pior impureza existente no petróleo, apresentando-se na forma simples (S8), de gás sulfídrico (H2S) e também na composição de substâncias orgânicas. A queima do enxofre causa mau cheiro nos produtos, atrapalha o funcionamento de motores, faz com que o combustível fique corrosivo e é ainda um dos responsáveis pela chuva ácida.

Fracionamento e Nomenclatura dos Componentes do Petróleo

A separação dos componentes é feita aproveitando o fato de que cada um deles apresenta um ponto de ebulição diferente.

Hidrocarbonetos

O processo de separação dos componentes chama-se destilação fracionada e é feito em uma coluna de aço. O petróleo é aquecido na base e, na medida em que a temperatura no interior da coluna aumenta, as partículas se soltam e sobem. Esta coluna é chamada de torre de fracionamento e é dividida em várias camadas, onde são acumulados os diversos derivados.

Obtendo Mais Gasolina

Para atender ao grande consumo de gasolina, as refinarias processam muito petróleo e, em consequência, sobra óleo. A fim de transformar esse excesso de óleo em mais gasolina usa-se o processo de pirólise ou craqueamento catalítico, que consiste na quebra de moléculas de óleo com 16 átomos de carbono em duas moléculas com 8, correspondentes à gasolina. Essa quebra é feita sob aquecimento com um catalisador.

Dessa forma, é possível aproveitar o óleo que seria descartado, para produzir mais gasolina.