Por que o Leite é Branco?

Um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo é o leite. Essencial para a saúde dos mamíferos, o leite está presente na rotina de quase todos os seres humanos, por ser um alimento extremamente nutritivo. O leite é um líquido branco opaco, que é secretado pelas glândulas mamárias de fêmeas mamíferas. Os filhotes são alimentados pelo leite produzido pela mãe até que possam caçar seu próprio alimento.

Com os humanos também é assim, os bebês são amamentados até atingirem idade para ingerir outros alimentos. Mas os humanos têm uma diferença em relação aos outros mamíferos, mesmo depois de adultos, continuam tomando leite, porém, ele é extraído das vacas ou outros animais.

A Cor do Leite

a cor do leite

De onde vem a cor branca do leite?

Todas as fêmeas produzem leite da mesma cor: branca. Mas por que o leite tem essa cor? A química pode explicar! O leite é formado por várias substâncias, entre elas, a gordura. Esta gordura é formada por muitos glóbulos, que têm a tendência de ficarem juntos.

Durante sua homogenização, os glóbulos permanecem separados por algum tempo. São esses glóbulos, juntamente com partículas coloidais de caseína e de fosfato de cálcio, que espalham a luz e dão ao leite a sua cor branca.

A nata do leite, aquela camada espessa que fica por cima do leite quando é fervido, nada mais é do que esta gordura, que fica em suspensão.

Comentários
  1. rennan paiva
    • Fabiana
  2. rennan paiva

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *