Biocombustíveis

A preocupação com a natureza e com a manutenção da vida terrestre, é cada vez mais discutida no mundo inteiro. Muito se fala em biocombustível, mas será que todos sabem o que é o biocombustível, por que ele deve ser usado e como ele é fabricado?

Bom, para quem ainda não sabe, o biocombustível é um combustível que não polui a atmosfera, como os combustíveis fósseis, como o petróleo, por exemplo. Podemos dizer que é uma fonte energia limpa (veja também o artigo sobre Fontes de Energia).

Como é Feito o Biocombustível?

O biocombustível é feito a a partir de plantas. O Brasil é o país que mais investe em pesquisas relacionadas ao biocombustível. Os governantes dão total apoio a estas pesquisas, e como o nosso país tem uma flora muito diversificada, facilita as pesquisas e a produção do biocombustível, já que a quantidade e variedade de matérias-primas são imensas.

biocombustiveis

Biocombustíveis – Fonte de Energia Limpa

Cada região do Brasil é rica em tipo de planta, que é explorada para a produção do combustível ecológico. No Nordeste, a principal matéria-prima é a mamona, já no Norte, especialmente na Amazônia, o dendê é a fonte principal. O Cerrado, Sul e Sudeste contam com a soja como principal matéria-prima. Muitas outras plantas da flora brasileira podem servir de matéria-prima para a produção do biocombustível, como a macaúba ou buriti, pinhão manso e o babaçu.

As Vantagens do Biocombustível

Como é extraído de fontes renováveis, que são as plantas, o biocombustível não emite gases poluentes na atmosfera, o que está cada dia mais importante, já que os gases poluentes estão destruindo a camada de ozônio, proteção natural do planeta.

Além de proteger o planeta, o biocombustível tem a vantagem de ser retirado de fontes renováveis, já que o petróleo está ameaçado de extinção.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *