A história do petróleo

A palavra petróleo vem das palavras Petra (pedra) e Oleum (óleo), do latim. Composto de hidrocarbonetos, é formado dentro das rochas sedimentares. O petróleo foi formado há milhões de anos, pelo acúmulo de restos orgânicos no fundo do mar e pela formação de rochas sedimentares.

Uma jazida de petróleo leva entre dez e quatrocentos milhões de anos para se formar. Ela se forma porque o petróleo escorre para dentro de uma rocha, ficando preso e assim juntando grande quantidade.

Apesar de antigos registros mostrarem que o valioso óleo era utilizado para embalsamar os faraós do Egito Antigo, o primeiro poço foi encontrado em 1859, no estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Quem encontrou foi Edwin Drake, um maquinista aposentado.

As guerras pelo petróleo

petroleo

Plataforma de petróleo

Grandes conflitos mundiais foram causados pelo petróleo, por ter alto valor econômico. A Guerra do Golfo, em 1990, é um exemplo desses conflitos. Esta guerra ocorreu porque o Iraque invadiu o Kuwait para tomar suas jazidas de petróleo. As guerras Yom Kippur (1973), Iram e Iraque, que durou cerca de oito anos (1980 a 1988), além das invasões estadunidenses no Iraque (2003) e no Afeganistão (2001), também são exemplos de conflitos gerados pelo valioso óleo, que é também chamado de ouro negro.

A maior parte dessas guerras acontecem no Oriente Médio, pois esta região concentra cerca de 65% da reserva mundial de petróleo. Em seguida vem a Venezuela, Rússia, Estados Unidos, Líbia, México, Nigéria, Argélia e restante do mundo.

O petróleo no Brasil

A Petrobrás é a maior empresa de petróleo do país. Criada pelo presidente Getúlio Vargas, no dia 03 de outubro de 1953, a empresa é responsável pela extração e refino do produto. A exploração do petróleo em alto mar, em áreas muito profundas, é a especialidade da empresa.

Existem plataformas fixas e flutuantes, depende da profundidade em que se encontra o petróleo. As plataformas também se dividem em extração e produção.

O Brasil ainda pode ser considerado o maior produtor de petróleo do mundo, após a descoberta da camada pré-sal, localizada a 7 mil metros abaixo do nível do mar em uma área de 200 quilômetros de largura e 800 quilômetros de extensão, abrangendo desde o Espírito Santo até Santa Catarina.

Comentários
  1. edson

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *