William Shakespeare

Famoso principalmente por suas peças de teatro, William Shakespeare nasceu em 1564, na Grã-Bretanha. Filho de um comerciante, estudou na escola primária local, onde, provavelmente, teve contato com as obras de autores gregos e latinos. Entretanto, precisou abandoná-la para auxiliar o pai, que se encontrava em dificuldades financeiras.

Aos 18 anos, casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos. Elogiado como dramaturgo e ator, em 1592, chegou a sócio da Companhia Lorde Chamberlain, a mais importante da época, obtendo rendas suficientes para comprar terras em sua cidade natal, Stratford-on-Avon, na qual viveu até sua morte, ocorrida em 1616.

William Shakespeare

William Shakespeare

Suas Obras

Expressando-se tanto pela prosa como pela poesia, Shakespeare escreveu tragédias, comédias, dramas históricos e sonetos. As tragédias foram as maiores responsáveis pela celebridade de Shakespeare, sendo conhecidas em todo o mundo. As mais comentadas são Hamlet, Otelo, Rei Lear, Macbeth e Romeu e Julieta.

Incluindo os personagens típicos da época, suas comédias acabavam quase sempre em casamento, nelas prevalecendo o espírito de brincadeira. Entre as mais famosas estão A Megera Domada, Sonho de Uma Noite de Verão, As Alegres Comadres de Windsor e Os Trabalhos de Amor Perdido.

Nos dramas históricos defendia a manutenção da ordem vigente, refletindo uma posição nacionalista. Pertencem a esse gênero Ricardo III, baseado na história inglesa, e Júlio César, de tema romano.

Em suas peças, Shakespeare procurava combinar a poesia, os versos brancos e a prosa, conseguindo, com esse artifício, produzir grande efeito. A distinção dos gêneros também não era rígida, podendo-se encontrar cenas cômicas em tragédias e vice-versa.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *