A Arte Barroca

O Barroco foi um estilo cultural originado no século XVI, e que ficou presente entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, em um cenário marcado pelo fim das Reformas Religiosas. Este estilo apresentava uma oposição aos valores artísticos do Renascimento, baseado na simetria, proporcionalidade, racionalidade e contenção. Desta forma, o Barroco apresenta traços de assimetria, excessos, irregularidades e características expressivas.

Podemos entender o Barroco como uma arte de conflito. Para tanto basta avaliar o contexto da época: o homem estava dividido entre a enorme herança religiosa e mística deixada pela Idade Média e entre a ideologia racionalista e humanista trazida pelo Renascimento.

Desta maneira, as obras Barrocas são marcadas pelo contraste de sensações, palavras e conceitos numa tentativa paradoxal de expor suas diferenças e ao mesmo tempo conciliá-las.

Pode-se notar no Barroco uma atração por aspectos trágicos, sendo que suas telas e textos várias vezes retratam os aspectos da vida do homem de maneira grotesca, trágica, buscando detalhar e expressar as diversas emoções do ser humano. Em resumo, é possível perceber um exagero de detalhes, a ponto de deformar as imagens e esculturas, o que traz a sensação de ruptura com a harmonia legada pelo Renascimento. Podemos concluir que o Barroco é a arte dos contrastes.

As obras do movimento Barroco apresentam características fortes e vivas, o que mexe com o emocional do ser humano. Ao se deparar com as construções e/ou pinturas da arte barroca, é possível observar os detalhes e a proximidade que elas têm com os seres humanos. O sentimento nas obras, a beleza, eram características bem fortes.

Diferenças Entre as Pinturas Renascentistas e as Pinturas Barrocas

Para visualizar a diferença, veja abaixo um exemplo de pintura Renascentista e uma pintura Barroca.

Monalisa

Obra Renascentista: Monalisa, de Leonardo DaVinci

Aula de Anatomia

Obra Barroca. Aula de Anatomia, de Rembrandt

É possível perceber as diferenças entre as obras, basta observar sua temática, o tipo de luz utilizado, note como na obra de Rembrandt a composição tem um tom mais obscuro e sentimental. Essa é uma das principais características da Arte Barroca.

O Barroco no Brasil

Assim como nas outras partes do mundo onde se desenvolveu, o Barroco brasileiro tinha como característica a inspiração religiosa, riqueza de materiais e traços, sempre retratando a ambiguidade e os conflitos interiores dos homens de sua época.

Um dos maiores exemplos do Barroco brasileiro são as igrejas do período, principalmente as do interior do estado de Minas Gerais, como a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto:

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto / MG

Minas Gerais é um Estado rico em arte Barroca. São muitas as cidades que possuem igrejas e museus inspirados nesse período, como Diamantina, Sabará, Mariana, entre outras.

Gostou do nosso artigo sobre o período Barroco? Deixe um comentário inteligente mostrando suas opiniões aos outros leitores!

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *