Louis Pasteur

Um dos criadores da bioquímica e da bacteriologia, o cientista francês Louis Pasteur descobriu que grande parte das doenças é causada por minúsculos organismos vivos que existem por toda a parte e também causam o apodrecimento dos alimentos. Encontrou um modo de destruir esses organismos e impedir sua proliferação, usando o calor ou certas substâncias químicas.

Pasteur nasceu em 1822 em Dole, no leste da França. Doutorou-se em ciências em 1847 na Escola Normal Superior, de Paris, e foi dar aulas de química na Universidade de Strasburgo. Em 1854 transferiu-se para Lille, onde, a pedido de industriais, investigou por que o vinho às vezes se estragava ainda no processo de fabricação. Descobriu que isso era provocado por microrganismos estranhos ao processo. O método que criou para acabar com esses organismos foi chamado pasteurização, em sua homenagem. Consiste em aquecer e resfriar rapidamente o alimento: o aquecimento a temperaturas elevadas (75º Celsius para o leite, por exemplo) mata a maioria das bactérias, enquanto o resfriamento rápido impede que as demais se multipliquem.

Mais Descobertas de Pasteur

louis pasteur

Louis Pasteur

Pasteur obteve grande celebridade ao vencer um concurso da Academia Francesa provando que não existe a “geração espontânea” em que acreditavam certos cientistas, iludidos pelo aparecimento de microrganismos nos líquidos mantidos em frascos fechados. Mostrou que esses organismos já existiam antes (no ar dos frascos, por exemplo) e que isso só seria evitado com certas precauções que ele indicava. Os métodos que criou para provar essa tese tornaram-se procedimentos normais nas indústrias e laboratórios.

Depois de salvar a indústria francesa da seda descobrindo o microrganismo que causava uma doença no inseto, Pasteur identificou muitos germes e bactérias causadores de doenças e fez experiências com vacinação. Obteve sucesso ao salvar pela vacina um garoto mordido por um cão com hidrofobia. Em 1888, com recursos internacionais, fundou o Instituto Pasteur, dedicado à biologia e à medicina experimental. Morreu em 1895.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *