Como a pele é formada

A pele humana é formada por um tecido. Esses tecidos estão presentes em várias partes do nosso corpo. A pele, especificamente, é formada pelo tecido epitelial.

O tecido epitelial

Este tecido é classificado em dois tipos:

Epitélio glandular– também é chamado de epitélio de secreção, pois é ele o responsável pela produção de algumas glândulas que secretam substâncias em nosso corpo, como as glândulas mamárias, as suprarrenais, a tireoide, etc.

pele

Esquema mostrando a derme e a epiderme

Epitélio de revestimento – é o responsável pelo revestimento do nosso corpo, ou seja, a pele. A pele serve como uma barreira para que perigos externos não entrem em nosso corpo, como bactérias, por exemplo. A pele é formada por duas camadas, a derme e a epiderme. Vamos falar um pouco de cada uma separadamente.

A derme é a camada mais interna da pele. Nela estão as terminações nervosas, as glândulas, entre outras estruturas.

A epiderme está sobre a derme, ou seja, é a camada externa da pele. Ela é responsável por criar a barreira contra microrganismos e outros perigos externos. As células que formam a epiderme são bem unidas entre si.

A cada trinta anos, todas as células da nossa pele são renovadas.

Cuidados com a pele

Como vimos, a pele é de extrema importância para o nosso corpo. Devemos cuidar bem da nossa pele para que ela esteja sempre bem para proteger nosso organismo. O principal cuidado que devemos ter com nossa pele é na exposição ao sol. Evite se expor aos raios solares por períodos muito longos e no horário entre dez e dezesseis horas. Sempre que estiver sob o sol, use protetor solar, chapéu ou boné e óculos escuros de qualidade.

A exposição de forma errada aos raios ultravioletas, liberados pelo sol pode causar queimaduras e manchas que posteriormente podem se evoluir para um câncer de pele.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *