Alergia

A alergia é causada por uma reação exagerada do organismo a alguma mudança no ambiente, como clima, alimentação, estresse, medicamentos, presença de fumaça ou poeira, pelos de animais, cheiros fortes, picadas de insetos, etc. O sistema imunológico libera uma grande quantidade de imunoglobulina E (IgE), o que causa a alergia.

A alergia pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum aparecer na infância. Uma pessoas que tem pais com alergia tem quatro vezes mais chances de apresentar a doença.

Os ácaros são os principais causadores de alergias, principalmente em ambientes domésticos. Asma, bronquite, renite, sinusite e tosse alérgica são alguns tipos de alergias mais conhecidos. Os sintomas mais comuns dessas alergias são espirro, tosse, falta de ar, coriza ou entupimento e coceira no nariz.

alimentos causadores de alergia

Principais alimentos causadores de alergia

Estas alergias acimas são alergias respiratórias, mas existem também as alergias cutâneas, que causam coceiras, manchas e vermelhidão na pele. A urticária e dermatite de contato são alguns exemplos dessas alergias.

A alergia pode ser grave?

Apesar de ser uma doença bem tranquila para a maioria das pessoas, que podem conviver com uma alergia durante toda a vida, a alergia também pode se tornar fatal, caso haja um choque anafilático, decorrente de dificuldades de respiração e perda de consciência.

Para evitar problemas, o melhor é que o alérgico fique longe de causadores de alergias. No grupo dos alimentos campeões em causar alergia estão leite, ovo, trigo, milho, soja, amendoim, castanha e frutos do mar.

Infelizmente a alergia é uma doença sem cura. O seu tratamento visa controlar os seus sintomas, evitando maiores desconfortos para o paciente, por isso é essencial procurar auxílio médico assim que notar sintomas alérgicos no corpo.

Deixe sua mensagem

Your email address will not be published. Required fields are marked *