Soluções

As substâncias raramente existem na natureza em estado puro, mas geralmente ocorrem misturadas a outras. Quando duas substâncias estão misturadas de maneira homogênea, de forma que não possam ser separadas por decantação, filtração ou qualquer outro processo mecânico, a mistura recebe o nome de solução.

As soluções são essenciais à vida, pois, enquanto as plantas absorvem sais minerais em solução na água, os nutrientes e gases são conduzidos através do organismo dos animais em solução no sangue.

Solvente e Soluto

A substância que dissolve denomina-se solvente, e a dissolvida chama-se soluto. Quando, por exemplo, se dissolve uma colher de açúcar num copo de água, obtém-se uma solução na qual a água é o solvente e o açúcar é o soluto. Nela, o solvente é um líquido e o soluto um sólido. Mas há outras em que os dois ou mais elementos são sólidos, líquidos ou gasosos. Veja o esquema abaixo:

solucao

Tipos de Soluções

As soluções podem ser de dois tipos: moleculares, em que as moléculas do solvente apenas separam as moléculas do soluto, umas das outras; e iônicas, nas quais as moléculas do soluto, além de separadas, são divididas em átomos ou grupos de átomos, eletricamente carregados: os íons.

As principais substâncias formadoras de soluções iônicas são os ácidos, os sais e as bases. Existem ainda misturas que aparentemente se comportam como solução: as suspensões coloidais. Nelas, o soluto não está dividido em suas moléculas, mas permanece em minúsculas partículas.

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *