Projeções Cartográficas

A Cartografia é a ciência responsável pela elaboração de mapas. Para isso, é preciso alguns recursos técnicos, e o principal deles é a projeção cartográfica. Representando paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, a projeção cartográfica consiste em várias linhas traçadas sistematicamente em uma superfície plana.

As projeções cartográficas existem para minimizar imperfeições dos mapas, que sempre estão propensos a distorções. Estas proporções dão rigor científico à elaboração de mapas. Porém, as imperfeições estarão sempre presentes. Veremos a seguir os tipos de projeções e suas finalidades.

Tipos de Projeções Cartográficas

Projeção Cilíndrica

A base é o globo terrestre. Este tipo de projeção consiste em um cilindro envolvendo este globo. Projetando os paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa.

projecao cilindrica

Projeção cilíndrica

Projeção Cônica

Este tipo de projeção é mais usado para representar apenas partes do globo terrestre. Caracteriza-se por um cone imaginário sobre o globo, onde os paralelos formam círculos concêntricos e os meridianos são linhas retas convergentes para os polos.

projecao conica

Projeção cônica

Projeção Plana ou Azimutal

Usada principalmente para representar os polos ou países posicionados na parte central do planeta, este tipo de projeção consiste numa representação sobre um plano tangente à esfera terrestre. Os meridianos irradiam do polo e os paralelos são círculos concêntricos.

projecao plana

Projeção plana ou azimutal

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *