Lusofonia e História da Língua Portuguesa

Os países que falam a língua portuguesa são chamados de países lusófonos e mantêm a identidade da Lusofonia, que caracteriza um conjunto de aspectos linguísticos e culturais, que é compartilhado entre comunidades no mundo inteiro, que falam português. Esses países são: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e outras comunidades, como por exemplo, as presentes em Goa, na Índia; e em Guiné Equatorial.

A CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) estuda e monitora a língua portuguesa. Porém, entre um país e outro, existem algumas diferenças na fala. O Brasil, por exemplo, tem um sotaque mais aberto e com influências africanas adquiridas dos tempos coloniais e escravistas e da cultura indígena. Os países lusófonos da África também têm suas variações, mas seu timbre é mais parecido com o falado em Portugal.

A História da Língua Portuguesa

lusofonia

Países lusófonos

A língua portuguesa se espalhou pelo mundo devido às descobertas dos navegadores portugueses. Descobrindo novas terras, iam implantando sua língua entre os povos da região.

O império português instalado nos países descobertos foi se desfazendo com o tempo, com os movimentos de independência. Os países antes colonizados por Portugal se tornaram independentes, e uma das únicas heranças culturais que retou de Portugal foi a língua portuguesa, que é falada até hoje por tais países.

O Brasil é o único país nas Américas que fala português e é o maior país lusófono em número populacional e territorial. Angola e Moçambique são os que mais se destacam na África, principalmente Angola, que teve grande crescimento econômico em 2000.

O intercâmbio cultural e econômico é incentivado pela lusofonia nestes países, principalmente entre Brasil, Portugal, Angola e Moçambique, países que mantém acordos educacionais e de investimentos empresariais estratégicos.

Comentários
  1. olinda
  2. Lucas

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *